26/04/2024

MCom reforça compromisso de inovações para conectividade no país

Ministério das Comunicações, o MCom, afirmou que está empenhado em melhorar a conectividade por todo o país.

As inovações na telecomunicação e radiodifusão foram pautas do Ministério das Comunicações, o MCom, nesta quarta-feira, 29. O ministro Juscelino Filho esteve com diversas autoridades para debater melhorias de conectividade e comunicação no país. 

MCom

O ministro se encontrou com prefeitos de várias cidades brasileiras para discutir estratégias de inclusão digital e apresentar as ações do ministério. Essa reunião ocorreu durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que reúne representantes municipais na capital federal e que terminará na quinta-feira, 30.

“O Ministério das Comunicações está de portas abertas a todos os prefeitos. Os desafios são muitos, mas nós estamos com disposição de ouvir e buscar conhecimento para tomar as decisões corretas. A parceria entre governo federal e municípios é essencial para o sucesso das políticas públicas e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou Juscelino Filho.

Juscelino enfatizou a importância de proporcionar acesso à inclusão digital em todas as regiões do país e solicitou a colaboração dos prefeitos para avançar nessa iniciativa. 

Ele destacou que o trabalho será realizado de maneira integrada, envolvendo todas as áreas, incluindo agricultura, turismo, educação, saúde e indústria. Ao disponibilizar a inclusão digital, será possível promover a inclusão social e, consequentemente, melhorar a vida dessas pessoas.

 “Vamos atuar de forma transversal, com todas as áreas, como a agricultura, o turismo, a educação, a saúde e a indústria. Levando inclusão digital, nós vamos levar inclusão social. Vamos mudar a vida dessas pessoas”, disse.

MCom junto da saúde e educação

O MCom está empenhado em fornecer infraestrutura e conectividade às escolas brasileiras. De acordo com Juscelino Filho, o objetivo é fornecer internet de qualidade às escolas que ainda não têm acesso e melhorar a qualidade da internet para aquelas que já possuem a infraestrutura necessária.

Além das escolas, o MCom planeja fornecer internet para unidades de saúde e agentes comunitários. O ministro afirmou que está trabalhando em um projeto para fornecer chips com sinal de internet para conectar os quase 400 mil agentes comunitários de saúde que atuam na linha de frente.

Deputados

O Ministro das Comunicações participou de uma reunião na Frente Parlamentar do Maranhão, onde pediu aos municípios para aderirem ao Programa Digitaliza Brasil, que visa digitalizar os sinais de televisão analógica terrestre em todo o país. 

Ele também expressou solidariedade aos quase 50 municípios do Maranhão que decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas na região. O ministro visitou algumas das áreas afetadas e está se mobilizando para ajudar as famílias afetadas. As prefeituras e entidades precisam manifestar interesse em participar do programa.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários