06/04/2024

Governo Lula afirma que conectividade nas escolas é uma prioridade

Após Governo anterior anunciar conectividade nas escolas públicas, o presidente atual comunicou que vai manter o projeto neste mandato.

A conectividade nas escolas públicas se tornou uma prioridade do Governo Federal, afirma o chefe da Casa Civil, Rui Costa. Nesta sexta-feira, 10, ele anunciou que a promessa de conexão de todas as escolas feita pela gestão anterior será mantida neste governo. 

Lula e Rui Costa

Como primeiro passo desse programa de conectividade nas escolas públicas, Rui Costa anunciou a atualização dos dados de velocidade de conexão nas instituições de ensino. 

O governo irá empregar uma plataforma online para compartilhar informações em tempo real. As instituições serão responsáveis por alimentar a base de dados. Prevê-se que o sistema seja lançado em abril e comece a coletar dados imediatamente.

O anúncio foi feito durante o lançamento da plataforma Mãos à Obra. Este programa utilizará um mecanismo semelhante ao planejado para as escolas, no qual a base de dados será compartilhada entre prefeituras e o governo federal para supervisionar obras prioritárias em todo o país.

“Vamos colocar um aplicativo desses para que cada diretor das escolas possa preencher qual é a situação da internet da sua escola: qual é a velocidade, se tem, se não tem; se não tem, qual é o local mais próximo que tem fibra ótica ou rádio, ou se tem que ser por satélite”, disse Rui Costa.

Segundo o Ministro da Casa Civil, com essa iniciativa o governo federal deve ter o diagnóstico de 138 mil escolas, até mesmo aquelas que estão em regiões remotas, ou seja, com mais dificuldades de conexão à internet. 

De acordo com as pesquisas mais recentes, somente 14% das instituições do país possuem acesso à internet com capacidade adequada para fins pedagógicos. 

A base de dados do governo é o Censo Escolar, que é utilizado para determinar as medidas que serão adotadas em relação aos recursos do 5G que serão destinados às instituições de ensino. No entanto, os gestores enfrentam dificuldades para manter essas informações atualizadas.

O objetivo do governo é conectar todas as escolas do país até o final do mandato da nova gestão em 2026, conforme declarado por Rui Costa.

“O senhor, [Lula], vai poder afirmar no lançamento, no mês de abril, que até o final do seu mandato todas as escolas municipais deste país estejam elas em distrito, numa aldeia indígena ou em uma localidade quilombola, todas terão conexão adequada de internet para viabilizar o uso adequado”, disse Rui Costa.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários