29/04/2024

Brasil visita Israel para conhecer inovações de telecomunicações

Anatel foi a Israel representando o setor de telecomunicações do Brasil para conhecer inovações que existem por lá.

O Brasil visitou Israel para conhecer inovações do setor de telecomunicações. Neste final de semana, o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, Alexandre Freire, juntamente com técnicos da agência e parlamentares, realizaram uma visita a três instituições israelenses em Jerusalém. 

Brasil Israel

As instituições visitadas foram a Israel Innovation Authority (Autoridade de Inovação de Israel), a Israel National Digital Agency (Agência Digital Nacional de Israel) e o Ministério das Comunicações de Israel.

A Israel Innovation Authority é uma agência de fomento ao desenvolvimento tecnológico, ligada ao Ministério da Economia e Indústria de Israel. Ela é responsável pelo escritório do país do Centro para a Quarta Revolução Industrial (C4IR) do Fórum Econômico Mundial (WEF). A Israel National Digital Agency é responsável por questões relacionadas à digitalização dos serviços públicos. Já o Ministério das Comunicações é responsável pela área de comunicações e serviços postais.

Durante a visita, foram discutidos temas como tecnologia climática, biotecnologia, quantum e inteligência artificial, que são os quatro grandes focos da Autoridade de Inovação. 

A agência oferece apoio financeiro para projetos de inovação, sendo que 95% dos recursos vão para iniciativas do setor privado. Além disso, a visita também abordou tópicos como segurança cibernética e biomedicina.

“Hoje nós temos pesquisas importantes com instituições nacionais de relevo, mas também queremos dar um passo adiante: iniciar uma troca de experiências com instituições internacionais. Um dos propósitos de nosso encontro hoje é falar sobre cooperação e desenvolvimento, e transferência de conhecimento para encontrar soluções para problemas que são desafiadores para o Brasil e para Israel”, disse o conselheiro Alexandre Freire durante a visita à Autoridade de Inovação.

Israel Nation Digital Agency e a tecnologia em nuvem 

Durante a visita dos representantes brasileiros à Agência Digital Nacional, autoridade responsável pela segurança cibernética do país, foram informados sobre a transição em Israel para migrar todo o conhecimento e serviços do governo para a nuvem. 

Essa mudança exige que os fornecedores do governo sejam confiáveis e que os profissionais sejam qualificados para gerenciar as informações e serviços nesse novo ambiente, onde haverá um website único para centralizar a autenticação. 

A inclusão digital é a prioridade do governo israelense, com a nuvem sendo apenas uma parte do processo.

Israel não implantou o 5G e tem foco na expansão da fibra óptica

Durante uma reunião no Ministério das Comunicações, que é responsável por formular políticas públicas e regular o setor, os representantes brasileiros foram informados de que a implementação completa da tecnologia 5G ainda não ocorreu em Israel. 

O modelo israelense inclui subsídios governamentais para instalação da infraestrutura necessária para a tecnologia, mas nos últimos dois anos, o foco tem sido em investimentos em fibra óptica. 

Atualmente, 70% do país têm acesso à fibra óptica e a maior parte das áreas urbanas está sendo cabeada com dutos subterrâneos para acomodar cabos de energia, dutos de gás e outras infraestruturas. 

Além disso, todas as escolas já estão conectadas. Também foram discutidos satélites e gestão do espectro, e o ministério apresentou a experiência israelense em constelação de satélites.

O conselheiro Alexandre Freire apresentou as principais características da agência reguladora brasileira, enquanto os representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) discutiram o processo de licitação para a quinta geração de telefonia móvel. 

A licitação, que não visa arrecadação financeira, estabelece obrigações para os licitantes vencedores, incluindo a conexão de escolas, um processo coordenado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários