25/04/2024

Polo industrial na ZFM receberá luminárias inteligentes com antenas 5G

Dispositivos serão instalados por meio do projeto Conecta 5G, que possibilita a instalação de luminárias inteligentes em cidades brasileiras.

Por meio do projeto Conecta 5G, que possibilita a instalação de luminárias inteligentes em cidades brasileiras, o governo Lula da Silva (PT) pretende instalar 25 luminárias inteligentes com da quinta geração de internet móvel no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e conta com o apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da agência, Igor Calvet, planejam executar os serviços no Amazonas ainda no primeiro semestre, cujo objetivo é impulsionar as atividades empresariais na indústria do polo.

Em nota, a pasta informou que já foram instaladas cerca de 60 antenas nas cidades de Curitiba (PR), Sorocaba (SP), Ceará-Mirim (RN), Araguaína (TO) e Pato Branco (PR), sendo que a última comprou as luminárias com recursos próprios da prefeitura.

Além de Manaus, as próximas luminárias inteligentes com antenas 5G deverão ser instaladas em pelo menos sete municípios dos estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que o projeto seja concluído até o fim do mês de março. “Também está prevista a instalação de 25 luminárias inteligentes com antena 5G integrada no polo industrial de Manaus (uma região que conta com mais de 500 indústrias), ainda neste trimestre”, avisou o ministério.

Além disso, há planejamentos para que seja aplicado inteligência artificial em algumas empresas da capital e do polo industrial de Manaus, de acordo com a BNC Amazonas.

O projeto Conecta 5G é uma solução para instalar infraestrutura habilitadora, permitindo o processo de transformação digital nos municípios e no setor de produção. As luminárias foram desenvolvidas pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para o projeto, e contam com uma antena 5G embutida e utilizam a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários