05/04/2024

WhatsApp atualizou e não permite mais print em fotos; confira como funciona

Modo de fotos especial do WhatsApp não permite mais que sejam tirados prints (as capturas de tela), por questões de privacidade.

O print em fotos do WhatsApp agora é limitado. O aplicativo mensageiro mais popular do Brasil fez recentes atualizações e não permite mais captura de tela em fotos enviadas como “mensagens de visualização única”. Confira mais detalhes sobre essa novidade no decorrer da matéria.

Foto

Em 2021, o aplicativo lançou o recurso que possibilita o envio de fotos e vídeos com visualização única, como já é possível fazer no Instagram e aos mesmos modos que funciona a conversa na rede social Snapchat.

Porém, apesar da foto ou vídeo sumir da galeria assim que ele é visualizado, poderia ser feito um print e todo o fator de instantaneidade se perdia. Além disso, questões de privacidade ficavam em aberto caso o usuário do WhatsApp confiasse nesse método para enviar algum conteúdo íntimo. 

Desde o ano passado, o aplicativo vem sendo atualizado nos smartphones para bloquear qualquer tentativa de captura de tela, o famoso print. Portanto, se um usuário quiser enviar algum conteúdo de imagem e não desejar que o destinatário fique com o conteúdo salvo na galeria, basta usar esse recurso.

Como usar as mídias de visualização única no WhatsApp

O processo de envio desse tipo de mídia é basicamente o mesmo dos arquivos comuns, porém, nesse caso é necessário selecionar a opção que fica no canto inferior direito da imagem, na região onde é colocada a legenda.

Note que nesta parte tem um símbolo que é o numeral “1” dentro de um semicírculo. Essa é a opção “Foto de visualização única”. Pressione e envie o conteúdo. Seu destinatário será impedido de qualquer ação quando abrir o arquivo.

Caso a pessoa que recebeu a mensagem tentar fazer um print o próprio WhatsApp vai impedir a ação impossibilitando a captura de tela. Porém o remetente não é notificado sobre a tentativa da captura. Ele apenas é informado quando a mídia enviada foi aberta.

É necessário alertar que essa foi uma política de privacidade que o WhatsApp adotou. Mas, pessoas com más intenções podem achar outras formas de salvar o conteúdo de visualização única, ainda que seja de forma ilegal. Portanto, é importante evitar o envio de informações sigilosas, íntimas e conteúdos sensíveis.

ViaUol

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários