25/04/2024

Porto Alegre tem a maior velocidade de download no 4G

Capital também passou pela maior expansão de rede, mas viu sua velocidade cair com o congestionamento.

Ilustração Porto Alegre
Imagem: Wikipedia (Avenida Osvaldo Aranha)

Já não é mais novidade que o 4G passou por uma melhora considerável no Brasil. Prova disso é que, nos novos relatórios da OpenSignal, as manchetes não são tão diferentes das passadas.

Nas dez capitais pesquisadas pela empresa de análise, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, houve um aumento de 4% no tempo de conexão dos usuários.

A experiência é oriunda do aprimoramento das redes, que ganharam maior potencial de alcance com a liberação da faixa de 700 MHz. O espectro pôde ser aproveitado após o desligamento do sinal analógico de televisão.

Trata-se da frequência mais procurada por ser ideal na propagação da rede em área ampla. A boa penetração em ambientes fechados como edifícios e outros é de extrema importância para as grandes cidades, conforme explica a OpenSignal.

VIU ISSO?

–> Open Signal: disponibilidade do 4G no RJ aumenta graças aos 700 MHz

–> 4G da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades

–> TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade

Porto Alegre se destacou. A cobertura na cidade expandiu de 76,2% para 86,1%. No entanto, o aumento afetou a velocidade de download dos usuários, que caiu de 18,3 Mbps para 18,1 Mbps, ou seja, o crescimento também gerou um congestionamento de redes.

Manaus foi a capital que mais cresceu em velocidade de download, o salto foi de 10 Mbps para 14,7 Mbps. Entretanto, Porto Alegre, mesmo com a queda, ainda ocupa a primeira posição com a internet móvel mais rápida.

Em segundo está Brasília, com 17,7 Mbps e terceiro São Paulo, na faixa dos 16,1 Mbps.

O crescimento do 4G pode ser ainda maior. Para o ano que vem, está previsto o leilão do 5G, onde também serão leiloadas as sobras do espectro de 700 MHz.

Até a quinta geração passar pela sua consolidação, a quarta terá muito espaço para crescimento.

Com informações de Olhar Digital

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários