27/04/2024

V.tal anuncia a criação do 1º Comitê de Neutralidade da empresa

Órgão visa garantir a confidencialidade e neutralidade das operações para todos os clientes e estará vinculado ao Conselho de Administração.

Inovando no setor de telecomunicações, a V.tal, empresa de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, anunciou a criação de seu Comitê de Neutralidade, cuja função será de assessorar o Conselho de Administração da companhia, funcionando como um garantidor para que as operações sejam neutras, equilibradas e não discriminatórias para todos os clientes que compartilham sua infraestrutura.

O Comitê de Neutralidade trata-se de um órgão de governança corporativa com caráter permanente, que será integrado por três membros independentes com experiência reconhecida no mercado de Telecom e irá zelar para que as regras de neutralidade e independência da V.tal sejam observadas por todas as áreas – operacionais, administrativas ou comerciais.

Segundo a empresa, o Comitê irá também propor estratégias e processos em assuntos relacionados à neutralidade, exercer o papel de aconselhamento, emitir opiniões e recomendações e analisar situações específicas demandadas pelo Conselho de Administração.

Maria Claudia Cunha, vice-presidente de Governança, Sustentabilidade e Auditoria Interna da V.tal, explica que “Por se tratar de um novo modelo de negócio, entendemos que a V.tal precisa contar com um organismo focado na neutralidade, para que todos os nossos clientes tenham confiança em trabalhar com a nossa empresa”.

“O próprio Acordo de Acionistas que criou a V.tal previa a implementação de medidas voltadas ao resguardo de informações comercialmente sensíveis e o estabelecimento de órgãos de governança corporativa voltados à gestão da neutralidade das operações”, acrescenta.

O Comitê de Neutralidade da V.tal será composto pelos seguintes nomes:

  • Katia Costa da Silva Pedroso: Executiva de regulação, concorrência, jurídico e negócios em setores regulados com mais de 25 anos de carreira em empresas como TELCOnsultoria, Vivo/Telefônica, Anatel, Telebrás e Embratel. Advogada formada pela UERJ com pós-graduação em Direito da Concorrência e do Consumidor, teve carreira executiva na Vivo/Telefônica por mais de 14 anos, atuando como Diretora Regulatória do Grupo por mais de 5 anos. Atualmente, é sócia fundadora da TELCOnsultoria, empresa especializada em consultoria regulatória, jurídica, concorrencial e de negócios no setor de telecom, que presta serviços para associações, prestadoras e agentes da cadeia, como detentores de infraestrutura / torreiras / aeroportos / SVA – OTT, dentre outros.
  • Ercio Zilli: Graduado em Engenharia Elétrica pela UnB, iniciou sua carreira no Departamento Nacional de Telecomunicações, passando depois pela NEC e Telebrás. Foi assessor especial do Ministro das Comunicações para a elaboração da Lei Geral de Telecomunicações, implantação da Anatel e privatização da Telebrás. Participou de conselhos de administração de várias empresas do Sistema Telebras e do Conselho Consultivo da Anatel. Foi diretor de Regulamentação da Telemar/Oi e co-fundador da Abrafix, que representava empresas de serviço fixo comutado e coordenador de seu comitê regulatório. Foi presidente da Acel – Associação de operadoras de telefonia celular, vice-presidente de Regulamentação da Vivo e, atualmente, atua como sócio-gerente da Teleaz Consultoria Empresarial Ltda, com atuação nas áreas de estratégia e regulamentação em telecomunicações e internet.
  • Fabio Malina Losso: Advogado, bacharel em direito pela PUC/PR (1998) e Doutor em Direito Civil (2008), com distinção, pela USP. É sócio de Losso Advogados e de Priori Capital. É membro independente do Conselho de Administração da ELETROBRAS CHESF. Foi membro, vice-presidente e presidente de conselhos de administração e membro e coordenador de comitês de companhias de grande porte dos setores de telecomunicações, energia elétrica, óleo e gás e varejo farmacêutico.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários