22/04/2024

Estudo revela que brasileiros usam banda larga principalmente para trabalhar

Pesquisa sugere que a banda larga para os brasileiros é usada, na sua maior parte, para o trabalho e em vídeo chamadas.

A banda larga dos brasileiros é usada na sua maior parte para o trabalho, segundo estudo do site Melhor Plano. A pesquisa revelou que 88,2% dos usuários no país usam a internet residencial para trabalhar ou fazer chamadas de vídeos, seja com muita ou pouca frequência. 

banda larga

Essa pesquisa fez um levantamento inédito sobre as formas de consumo de banda larga no Brasil. O estudo mostrou também quais são os conteúdos digitais preferidos dos usuários e se utilizam a internet fixa para jogar. 

Em relação aos conteúdos mais acessados, 61,3% afirmam aproveitar a conexão para navegar em sites e redes sociais, além de consumir vídeos e canais de streamings. Ainda, 55,4% usam a internet residencial para jogar.

A pesquisa sobre o uso de banda larga no Brasil analisou 29.394 respostas concedidas por usuários no questionário que integra a ferramenta recomendada de planos de internet da plataforma, a qual indica aos consumidores pacotes de banda larga com melhor custo benefício de acordo com o perfil de consumo de cada um.

A partir dos dados do teste, foi possível analisar as principais atividades de preferência realizadas pelos consumidores entre os meses de outubro e novembro de 2022, como conteúdos acessados com maior frequência e se a conexão é usada ou não para jogar partidas on-line.

Uso da banda larga para trabalhar 

Como é possível ver no gráfico abaixo, 88,2% dos participantes afirmam que usam a banda larga para trabalho ou uso em chamadas de vídeos. 

É válido ressaltar que segundo a pesquisa, 52% são usuários massivos de banda larga para realização de atividades relacionadas ao emprego ou que requerem encontros síncronos regulares, enquanto 36,2% usam a conexão residencial para trabalho ou reuniões on-line com menor frequência. Apenas 11,8% dos participantes não dependem da internet de casa para trabalhar ou realizar chamadas de vídeo.

Em relação aos conteúdos preferidos, os vencedores são os streamings, redes sociais e sites

Segundo a pesquisa, 61,3% dos usuários buscam boa conexão residencial para navegar em sites e redes sociais regularmente, bem como assistir vídeos e acessar plataformas de streamings. 

Individualmente, o consumo de filmes e vídeos on-line sob demanda foi o destaque das respostas, com 18,8% dos resultados. O uso frequente de redes sociais aparece logo em seguida com 15,2%. Somente 4,7% estão interessados exclusivamente em navegação em sites.

A maioria dos participantes da pesquisa usam a banda larga para jogar 

Em meio as quase 30 mil respostas, 16.538 pessoas afirmam usar a internet fixa para jogos online. Isso equivale a 55,4% dos respondentes. 44,6% deles (13.351), no entanto, não apresentam o hábito ou interesse na atividade na hora de buscar planos de banda larga para casa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários