21/04/2024

TikTok é banido dos dispositivos oficiais das Câmaras de Deputados; entenda

Aplicativo de rede social, o TikTok, tem travado uma longa briga com o governo dos Estados Unidos graças a sua origem chinesa.

O TikTok foi banido de todos os dispositivos oficiais da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Tal medida foi feita seguindo uma lei que vai entrar em vigor em breve e que proibirá o aplicativo em aparelhos do governo estadunidense. 

TikTok

A rede social TikTok é considerada de alto risco nos Estados Unidos, segundo o diretor administrativo da Câmara, através de mensagem enviada para parlamentares e funcionários. E por isso deve ser excluída dos aparelhos gerenciados pela Câmara. 

Governo dos EUA contra o TikTok

Essa nova regra segue medidas de governos estaduais que querem proibir o TikTok. Na última semana 19 estados bloquearam, ainda que parcialmente, o aplicativo de rede social em aparelhos oficiais. 

Eles alegam preocupação com possível rastreio que o governo chinês pode fazer com funcionários do governo estadunidense através do TikTok. 

Há um projeto de lei aprovado na semana passada que inclui uma cláusula proibindo o uso do aplicativo em dispositivos gerenciados pelo governo federal. A lei entrará em vigor após a sanção do presidente Joe Biden. 

O que dizia a mensagem enviada para os deputados

A equipe da Câmara dos Deputados recebeu a mensagem notificando que qualquer um dos funcionários com o aplicativo do TikTok instalado deveria remover. Além disso, estava proibido downloads futuros. 

O TikTok não emitiu nenhuma resposta ou comunicado oficial sobre essa nova medida nos Estados Unidos. 

Briga dos Estados Unidos contra o aplicativo não é de agora 

A rede social pertence ByteDance, uma empresa Chinesa. Por essa falta de controle sobre o aplicativo e vindo de um país com histórico de rivalidade política, os Estados Unidos têm travado uma briga contra o TikTok. 

Há projetos para banir de universidades e até mesmo do país todo. Mas, o mais concreto até então tem sido essas intervenções pontuais estaduais. Resta acompanhar os próximos passos das decisões federais para saber o futuro da condução dessa rixa.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários