03/05/2024

TIM adota tecnologia que melhora o serviço 5G para os usuários

Com a novidade, é possível uma sincronização precisa e em tempos que pode chegar a nanossegundos entre estações rádiobase celular.

Sempre inovando no processo de implementação da quinta geração de internet móvel, a TIM se torna a primeira operadora a habilitar o protocolo PTP (Protocolo de Precisão de Tempo) em um serviço 5G comercial. Para isso, fechou parceria com a Microchip Technology e a Arsitec, fornecedora da tecnologia TimeProvider 4100, que permite total compatibilidade e atende aos mais rigorosos requisitos de sincronização dos padrões de redes móveis da tecnologia.

Para melhor entendimento, com o Protocolo de Precisão de Tempo é possível uma sincronização precisa e em tempos que pode chegar a nanossegundos entre estações rádiobase de telefonia celular, trazendo segurança dos dados trafegados, por criptografia.

De acordo com a empresa, a sincronização do sinal transmitido é essencial para que o consumidor tenha uma experiência bem-sucedida com a tecnologia 5G, garantindo melhoria na performance, inclusive em latência, mais precisão e melhor qualidade de transmissão.

Os testes com a novidade foram realizados após que as redes móveis 5G foram implementadas nas primeiras capitais brasileiras, e comprovam a evolução do serviço que já é utilizado pela TIM em sua parceria com a Microchip pelos últimos 10 anos. A aplicação da tecnologia TimeProvider 4100 pode impactar positivamente na redução do tempo de latência e pode ser um diferencial para melhorar a distribuição de sinal em redes indoor, que hoje utilizam a tecnologia GPS.

TIM 5G

Desde que foi liberada a ativação do 5G nas capitais brasileiras, a TIM tem se mostrado empenhada em levar a tecnologia para o maior número de pessoas possíveis.

Semana passada, a operadora passou a cobrir 100% dos bairros de Recife com o sinal da tecnologia, tornando-se a primeira cidade do Nordeste e a quarta do Brasil a ter o sinal da TIM em todos os bairros. Para garantir a ampliação, foram instaladas 110 antenas na cidade.

De acordo com a operadora, até o final deste ano, a meta é chegar a 156 antenas 5G no Recife, número oito vezes maior do que o mínimo obrigatório estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários