19/04/2024

Tecnologia 5G movimenta a venda de smartphones no Brasil, segundo GfK

Estudo da consultoria de inteligência de consumidor e mercado aponta que a rede pode alcançar, neste ano, 33% do faturamento dos fabricantes.

De acordo com estudo da consultoria de inteligência de consumidor e mercado GfK, as vendas de smartphones compatíveis com o 5G estão mostrando um forte crescimento, embora a implementação da tecnologia esteja em pequenos passos no país, que atualmente está sendo ativado apenas nas capitais.

De janeiro a julho deste ano, a participação dos aparelhos 5G passou de 6,7% para 17,5% do volume total de vendas de dispositivos. Uma boa notícia para os consumidores é que o preço de smartphones 5G caíram em 30,9% no mesmo período.

Segundo Fernando Baialuna, diretor de varejo da GfK, a quinta geração de internet móvel pode alcançar, este ano, 33% do faturamento dos fabricantes.

“É inevitável que a tecnologia se torne referência. Entretanto, ainda vai crescer. Temos, neste ano, um processo gradativo, com a Copa do Mundo favorecendo o smartphone como segunda tela. Eu diria que as vendas devem se acelerar até a competição”, disse.

Ainda segundo ele, o último quadrimestre do ano promete ser o momento de pico das vendas. Com isso, ao tempo que a tecnologia vai ganhando as cidades e os consumidores, vai movimentando a comercialização de smartphones.

Até o momento, oito capitais já contam com o 5G: Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa. Vai se juntar a esse mais quatro capitais, que terá o sinal ativado pelas operadoras a partir desta segunda-feira (22). São elas: Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória.

Entretanto, de acordo com declaração do CEO da TIM, Alberto Griselli, o Rio de Janeiro receberá a rede da operadora na noite deste domingo (21), prometendo cobertura em 160 bairros da capital, o que equivale a 80% da população.

Em relação às outras capitais, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a programação do prazo por mais 60 dias para a instalação da tecnologia em 15 capitais: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

No prazo anterior, as operadoras tinham até o dia 29 de setembro para ativar a rede nas capitais brasileiras, mas agora, o prazo limite foi para 27 de novembro. Esse adiamento foi necessário para que o Gaispi, grupo responsável pela limpeza de faixas de frequência necessárias para o 5G, possa liberar com o espectro 3,5 GHz sem correr o risco do 5G sofrer interferência no sinal, que também é usado pelas antenas parabólicas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários