25/04/2024

Com 5G, Nestlé cria fábrica de chocolate inteligente no Brasil

Em parceria com Ericsson, Claro e Embratel, a unidade de produção usa robôs, inteligência artificial e até realidade virtual.

O 5G chegou no Brasil e pode, como já está, revolucionando a indústria. As primeiras mudanças dessa revolução já estão por aqui. Em sua fábrica de Caçapava, na região de São José dos Campos, a Nestlé apostou na nova tecnologia para criar sua fábrica de chocolate inteligente, sendo a primeira da empresa a receber uma rede 5G própria.

As principais vantagens do 5G é a velocidade que pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G e sua baixa latência no tempo de resposta. A empresa, que tem fábricas em 79 países, escolheu apostar no 5G no polo do município paulista, uma vez que já funciona como seu centro de pesquisa para soluções tecnológicas.

A unidade de Caçapava, que já produz 2 milhões de unidades de KitKat por dia, já conta com um robô que transporta wafer até a estação de chocolate. A baixa latência da rede faz com que o carro-robô responda de forma instantânea aos comandos da central, podendo circular em velocidade mais alta e, ao mesmo tempo, garantir segurança por meio de sensor que faria o equipamento frear rapidamente se encontrar alguém ou obstáculos em seu caminho.

Com o 5G, a Nestlé também conseguiu conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, permitindo que a Internet das Coisas seja uma realidade dentro da fábrica. Outras funcionalidades, como o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial, armazenamento em nuvem e até uso da realidade aumentada, prometem – em um futuro próximo – fazer a fábrica evoluir de um atual padrão automatizado para totalmente autônomo.

A empresa também passou a contar com o uso de óculos de realidade aumentada para treinar funcionários sem a necessidade de parar a linha de produção. Não somente isso, o dispositivo serve para manutenção remota, permitindo que um técnico verifique algum problema na fábrica sem precisar estar presente no local.

De acordo com a Ericsson, Claro e Embratel, que são parceiras da Nestlé no projeto, esta é a primeira rede 5G totalmente privativa e customizada do Brasil. Toda a infraestrutura do 5G está fisicamente instalada dentro da fábrica: antenas, núcleo e servidor. A frequência que opera na empresa é na faixa de 3,5 GHz.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários