24/04/2024

Cidade inteligente: Campina Grande recebe luminária 5G

Projeto da luminária 5G em Campina Grande é uma tentativa da prefeitura de mostrar como funciona a internet das coisas.

A cidade de Campina Grande (PB), recebe luminária 5G como teste de tecnologia de cidade inteligente. A iniciativa foi tomada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande. O projeto foi executado por um grupo de empresas de tecnologia e telecomunicações que instalou a luminária inteligente na cidade, que está disponível a partir desta sexta, 14. 

5G em Campina Grande

As empresas que fizeram parte dessa novidade foram Qualcomm, V.tal, Brisanet, Juganu, Airspan, Padtec, Trópico e Motorola. O objetivo dessa iniciativa é fazer uma demonstração pública de como o 5G e a Internet das Coisas podem impactar no dia a dia da população. 

Uma luminária foi instalada no Gabinete do Prefeito e tem como funções um sistema de gestão de serviço e iluminação que ajuda a identificar falhas e controlar a intensidade da iluminação de maneira remota, ou seja a distância. 

Além disso, essa luminária ainda terá uma câmera com recursos de identificação facial e outros softwares analíticos que vão ajudar a cidade. 

Junto a antena haverá uma antena de celular 5G que vai captar e transmitir sinal dessa rede móvel para celulares, além de Wi-Fi. Esse equipamento servirá, segundo a prefeitura, como uma unidade de serviços, mostrando na prática como deve ser uma cidade inteligente. 

Como é administrado o projeto da luminária 5G em Campina Grande

Para ter essa luminária a prefeitura contou com o amparo jurídico que permite soluções que oferecem inovações. Esse amparo existe através do programa Conecta 5G, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI. 

Dentro desse projeto, cada empresa que está fazendo parte tem uma responsabilidade: 

  • Qualcomm Technologies, Inc. está fornecendo a plataforma Qualcomm® FSM™100xx 5G RAN para a small cell da Airspan;
  • Juganu fornece a luminária, que também utiliza o Qualcomm® Internet Processor (IPQ) para permitir conectividade Wi-Fi;
  • Padtec – fornecedora de equipamentos de transmissão óptica de alta capacidade baseados na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) – fará, em parceria com a Trópico, a integração, a adaptação e o suporte de toda a solução end-to-end Small Cell 5G AirSpan mais 5G Core;
  • V.tal é a responsável pela infraestrutura de conectividade em fibra óptica da luminária e seus equipamentos (antena “small cell” 5G, wifi, câmera, etc.);
  • Motorola vai fornecer smartphones com tecnologia 5G para o teste dos equipamentos;
  • Brisanet será a operadora responsável pela rede móvel de acesso do 5G.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários