24/04/2024

Telia e Nokia lançam rede com base no 5G standalone

Empresas Telia e Nokia são parceiras em alguns países europeus. Ambas afirmam que esse projeto é novidade em todo o mundo.

Telia e Nokia anunciaram a implementação de uma rede de internet fixa sem fio comercial com base no 5G standalone e com funções de fatiamento de rede. A Telia é uma empresa operadora da Finlândia. 

Nokia e Telia são parceiras

Essa operadora tem como intenção liberar uma diversidade de ofertas de serviços, isso através do 5G SA aplicado na banda larga de residências. Essa introdução do fatiamento da rede quer dizer que a operadora terá a liberdade de alocar de forma dinâmica parte da rede para o 5G em uma rede fixa sem fio, a FWA. Veja abaixo o que disse sobre isso o comunicado das duas empresas: 

“A introdução do fatiamento de rede significará que a Telia pode alocar dinamicamente uma parte da rede para o 5G FWA, equilibrar com flexibilidade o tráfego entre FWA e usuários móveis e fornecer novos serviços, como fatiamento baseado em categorias de aplicativo”. 

Segundo as duas empresas há a possibilidade de gerenciar as redes a partir de automação “zero-touch”. Além disso, destacam como outro diferencial, os casos de uso de slicing como pilar nas aplicações de games que estão nas nuvens e também nos jogos de realidade estendida. 

Segundo Telia e Nokia, os produtos de casa de quem já é cliente Nokia também estão inclusos no acordo do desenvolvimento da oferta da internet fixa sem fio com tecnologia 5G, dentro da Finlândia. 

A operadora Telia vai usar a tecnologia chamada de agregação de frequências da Nokia para otimizar a utilização do espectro em regiões pontuais do país. As duas empresas afirmaram em seu comunicado que esse é o primeiro projeto desse gênero, em uma escala mundial. A Nokia precisou atualizar as estações de rádio que já existem da empresa operadora Telia. 

Fora a Finlândia, a entre Telia e Nokia existe em outros países da Europa: Dinamarca, Estônia, Suécia, Noruega e Lituânia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários