19/04/2024

Vivo inaugura duas usinas solares em Itabaiana e Lagarto, em Sergipe

Empresa explica em nota que os dois empreendimentos irão abastecer 280 unidades consumidoras da operadora na região.

Esta semana a Vivo inaugura duas usinas solares no modelo de geração distribuída em dois municípios de Sergipe: Itabaiana e Lagarto. As estruturas são resultados de uma parceria com o Grupo Gera, onde produzirão 860 MWh/ano para abastecer 280 unidades consumidoras da operadora na região.

A usina de Itabaiana fica localizada na Rodovia 235, em Sítio Vermelho, e a de Lagarto, foi instalada na Rodovia SE-216, próximo ao povoado de Boeiro. Considerando as etapas de construção e de operação, as duas usinas solares juntas produzem 141 empregos.

A iniciativa é parte do projeto da Vivo para a implementação de 85 usinas de fontes solar, hídrica e biogás em todo o território nacional. Atualmente, estão em operação 33 usinas. No Nordeste está previsto um total de 13 empreendimentos do tipo, sendo que sete deles já estão em funcionamento.

De acordo com a operadora, 61% das usinas de geração distribuída serão de fonte solar, 30% hídrica (pequenas hidrelétricas), e 9% de biogás, sendo no total, mais de 711 mil MWh/ano serão produzidos, o equivalente ao consumo de uma cidade com até 320 mil habitantes.

Desde novembro de 2018 que o consumo da Vivo é 100% renovável, e provém de geração distribuída, do Mercado Livre de energia e da aquisição de certificados de produção renovável , os I-RECs (International Renewable Energy Certificates), neste caso, de fonte eólica.

Além disso, a Vivo também vem investindo em eficiência energética, sendo que em 2021, a empresa conseguiu economizar 62,68 GWh. Com o programa da Vivo, o desafio ambiental é reduzir em 90% o consumo de energia por unidade de tráfego até 2025, assim como conseguir ter 100% de eletricidade gerada por meio de fontes de energia renováveis.

“Signatária de acordos e instituições que promovem o consumo limpo e consciente de energia, como o RE100 (companhias comprometidas a atingir 100% de energia renovável no seu consumo para operações), a empresa tem voltado o olhar para o futuro”, diz em nota.

ViaEPBR
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários