18/04/2024

Portabilidade: 4,4 milhões de números foram portados no 1º semestre

Segundo dados da ABR Telecom, desse total, 3,5 milhões foram portabilidade solicitadas na telefonia móvel.

De acordo com os dados da ABR Telecom, que administra os pedidos de portabilidade numérica no Brasil, foram solicitados 5,4 milhões de trocas de operadora no primeiro semestre deste ano, tornando-se o maior número da história para este período.

Do total, 4,7 milhões de migrações foram feitas na telefonia móvel, sendo que nesse caso, não foram considerados a incorporação decorrentes da venda da Oi Móvel, mas apenas a portabilidade que foi solicitada por iniciativa do próprio consumidor.

Desde que foi instituída a portabilidade numérica em 2009, houve um crescimento das migrações, registrando raras quedas anuais. No entanto, houve um aumento mais expressivo nas solicitações a partir de 2021, período que coincide com o início do processo da operação da unidade móvel da Oi.

De todas as solicitações de portabilidade numérica, até o final de junho já tinham sido portadoras 4,4 milhões de números, sendo que 3,8 milhões são da telefonia móvel. A maior parte dos pedidos foram finalizados entre maio e junho, sendo 841.472 e 822.014, respectivamente, 85% deles para celulares.

A migração entre as operadoras TIM, Claro e Vivo, que é monitorada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ainda está um pouco desatualizada, uma vez que até o momento só foram divulgados os dados referentes ao mês de abril.

Nesse período, segundo esses dados, houve “perda” de 264 mil acessos (chips) da Oi Móvel entre março e abril, decorrente da migração dos números para base das operadoras que comparam a Oi Móvel.

Em março, a Oi possuía 42.078.291 acessos de telefonia móvel, sendo que 41.813.937 foram transferidos para as novas operadoras. No total, o país alcançou 259,2 milhões de acessos na telefonia móvel em abril. O número representa um aumento de 4,5 milhões em relação a março – alta de 1,7%.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários