29/06/2022

American Airlines migra para nuvem e promove experiências de viagem e tecnologia

American Airlines e a Microsoft formaram uma parceria para simplificar operações, capacitar melhor os membros da equipe e aprimorar as experiências dos clientes.

Conforme as viagens aéreas e o turismo voltam aos níveis pré-pandemia, a indústria da aviação comercial está pronta para levar os viajantes de volta ao ar. E a tecnologia digital tem o potencial de ajudar as companhias aéreas a criar uma experiência de viagem mais tranquila, especialmente para quem não viajou nos últimos anos. 

tech
Foto: Reprodução American Airlines

A American Airlines, a maior companhia aérea do mundo, é uma das primeiras companhias globais a reconhecer e abraçar esta oportunidade. Para minimizar interrupções no aeroporto, na pista e em todo o sistema, a American Airlines e a Microsoft formaram uma parceria para simplificar operações, capacitar melhor os membros da equipe e aprimorar as experiências dos clientes usando o Microsoft Cloud. 

Por meio dessa parceria, a companhia aérea está equipando seus funcionários da linha de frente com acesso a informações e insights que agilizam as operações terrestres e tornam as viagens uma experiência mais agradável para os clientes, além de aplicar dados e outras tecnologias para aprimorar os processos de negócios. 

“Operar de forma confiável milhares de voos em todo o mundo para levar clientes a centenas de destinos é fundamental para a American, e é por isso que a companhia aérea escolheu a tecnologia da Microsoft para oferecer suporte a nossos aplicativos”, diz a diretora de informações da American Airlines, Maya Leibman. 

Otimizando custos e aumentando a eficiência

Para companhias aéreas e clientes que estão tentando fazer um voo de conexão, os minutos contam. Juntas, a American Airlines e a Microsoft estão aplicando o poder da IA, do machine learning e da análise de dados para reduzir o tempo de movimentação dos voos nas pistas de aeroportos, dando mais tempo aos passageiros para pegar o próximo voo, além de economizar combustível e diminuir as emissões de CO2 da frota da American Airlines.

Construído no Azure, o programa de controle inteligente de portões de embarque da American Airlines fornece análise em tempo real de pontos de dados, incluindo informações de rota e pista para atribuir automaticamente o portão disponível mais próximo para a aeronave que chega. 

As definições de portões de embarque para os 136 portões da American Airlines no Aeroporto Internacional de Dallas/Fort-Worth (DFW), por exemplo, costumavam exigir mais envolvimento dos planejadores de portões. Agora, o programa pode analisar vários pontos de dados simultaneamente para centenas de chegadas diárias, economizando mais de um minuto de táxi na pista por voo. Isso pode eliminar até 10 horas de táxi por dia e mais de 3,3 milhões de litros de combustível de aviação por ano no DFW – o que equivale a uma redução de emissões de CO2 de mais de 2,6 mil toneladas por ano. 

Antes da desaceleração da pandemia, os investimentos em tecnologia em todos os setores tendiam a se concentrar na simplificação das experiências do cliente. No setor de viagens, sistemas de alta visibilidade voltados para o cliente e aplicativos para smartphones receberam financiamento significativo. Enquanto isso, os sistemas de linha de frente receberam menos atenção, levando os funcionários sem acesso regular a computadores a usar mensagens de texto e aplicativos voltados para o consumidor. 

Na verdade, de acordo com um Relatório Especial do Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft, um terço de todos os trabalhadores da linha de frente dizem que não têm as ferramentas tecnológicas certas para fazer seu trabalho com eficiência; esse número sobe para 41% para aqueles em cargos não-gerenciais. 

A American Airlines está atendendo às necessidades de seus funcionários da linha de frente por tecnologia, equipando-os com soluções como ConnectMe, baseada no Microsoft Teams, utilizando PowerApps e Azure, que a companhia aérea desenvolveu em parceria com a Microsoft. Usando o aplicativo, os membros da equipe podem acessar dados em tempo real de qualquer dispositivo móvel. Com as principais informações de chegada, embarque, bagagem e portão na ponta dos dedos, as equipes de linha de frente da American Airlines diminuíram o tempo em solo das aeronaves em dezenas de aeroportos nos Estados Unidos. 

Ao capacitar os membros de sua equipe com tecnologia moderna para agilizar a comunicação e a coordenação, a companhia aérea impulsiona a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, cria uma cultura mais conectada e inclusiva para o trabalhador. 

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x
POCO F4 / POCO X4 GT no AliExpress