20/05/2022

Casal Obama se decepciona com Spotify e quebra contrato exclusivo com empresa

"The Michelle Obama Podcast" foi classificado como o podcast original do Spotify mais ouvido até hoje.

A Higher Ground, empresa de mídia do ex-presidente Barack Obama e Michelle Obama, está encerrando seu contrato exclusivo de podcast com o Spotify e está comprando outros parceiros no espaço de podcasting.

obamas
Foto: Reprodução Internet

Os Obamas estão quebrando seu pacto de exclusividade com o Spotify, originalmente assinado em 2019, depois de ficarem frustrados com os termos exclusivos da empresa. Além disso, eles querem que sua programação de podcast seja distribuído o mais amplamente possível.

A Higher Ground também discordou do Spotify sobre quantos de seus programas apresentariam o ex-presidente e a primeira-dama, conforme relatado pela Bloomberg. O acordo atual da Higher Ground com o Spotify vai até outubro de 2022. De acordo com uma fonte, o Spotify se recusou a fazer uma oferta para renovar o acordo.

Os podcasts que a Higher Ground produziu para o Spotify continuarão a ser lançados na plataforma de streaming até o outono, de acordo com o relatório da Bloomberg. Mas a empresa está atualmente conversando com outras empresas de distribuição de áudio, incluindo Audible e iHeartMedia, de propriedade da Amazon, na esperança de chegar a um acordo não exclusivo para seu conteúdo de podcast.

O primeiro podcast da Higher Ground para o Spotify foi “The Michelle Obama Podcast”, lançado em meados de 2020, que chegou a ser classificado como o original do Spotify mais ouvido até hoje. A empresa também produziu “Renegades: Born in the USA”, uma série de conversas entre Barack Obama e Bruce Springsteen, lançada no Spotify no ano passado.

Em janeiro, o “The Big Hit Show”, da Higher Ground, focado em momentos transformadores da cultura pop, estreou no Spotify. A empresa também lançou “Tell Them, I Am”, uma coleção de podcast de histórias universais de vozes muçulmanas na plataforma.

O Spotify reterá certos direitos de distribuição de “The Michelle Obama Podcast” e outros programas da Higher Ground em perpetuidade. Além disso, onde quer que os Obamas assumam seu próximo contrato de podcast, é provável que esses novos projetos sejam distribuídos no Spotify de forma não exclusiva.

Separadamente, Higher Ground tem um pacto para produzir filmes e programas de TV exclusivamente para a Netflix. O primeiro filme da empresa, “American Factory”, ganhou o Oscar 2019 de melhor documentário.

O Spotify gastou bilhões para se estabelecer como um dos principais destinos de podcast, incluindo um acordo de mais de US$ 200 milhões com o controverso apresentador Joe Rogan para distribuir exclusivamente seu popular podcast, bem como um acordo no valor de mais de US$ 60 milhões com o apresentador de “Call Her Daddy”, Alex Tanoeiro. O Spotify adquiriu vários conteúdos de podcast e empresas de tecnologia, incluindo Gimlet Media, Parcast, The Ringer e Megaphone.

O Spotify também tem um acordo exclusivo com Archewell, do príncipe Harry e Meghan Markle, que no início deste ano disse que o casal havia pedido a empresa alterações para evitar “danos graves” da desinformação sobre COVID presente em sua plataforma.

Essa foi uma aparente referência a Rogan, que foi alvo de um boicote ao Spotify instigado por Neil Young e acompanhado por outros músicos e talentos em protesto contra a desinformação do COVID em “The Joe Rogan Experience”. Archewell disse que estava prosseguindo com os planos de produzir o primeiro podcast de Markle para o Spotify, chamado “Archetypes”, depois que o casal foi encorajado por conversas com executivos do Spotify para resolver suas preocupações.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários