05/04/2024

O que é o VoLTE e quais são seus benefícios

Saiba como usar.

O VoLTE, popularmente conhecido como Voz sobre LTE, é a possibilidade de fazer chamadas de voz através da rede móvel LTE/4G.

Chamadas de voz podem ficar mais caras a partir de fevereiro
Foto: Reprodução Internet

Para poder fazer chamadas por meio da rede LTE/4G, algumas condições devem ser cumpridas. Primeiro, é necessário que você precisa usar um celular compatível com VoLTE. Fica a cargo da operadora fornecer um software para utilização do serviço.

Vale ressaltar que, dependendo da operadora, o celular deverá ser da marca da operadora e/ou usar um software de sistema personalizado da mesma. Além disso, o aparelho deve estar dentro do alcance de uma rede LTE/4G.

Quais são os benefícios do VoLTE?

Entre os benefícios do VoLTE estão uma melhor qualidade de voz e configuração de chamada mais rápida. Além disso, o celular permanece na rede LTE/4G durante chamadas de voz e você ainda pode usar serviços de dados LTE/4G, como a navegação na Web e a vinculação da Internet e, ao mesmo tempo, fazer e receber chamadas.

Os serviços VoLTE consome menos energia em comparação com serviços de VoIP. Além disso, é possível utilizar o VoLTE através de qualquer Wi-Fi, o que resulta em uma economia no plano de dados ativo no dispositivo.

O VoLTE também permite que as chamadas sejam completadas mais rapidamente do que em outras redes — passando de oito para quatro segundos, em média, podendo chegar a um ou dois segundos —, e, ainda, tem a vantagem de aumentar a duração da bateria do aparelho em 40% (em comparação com o VoIP).

OPERADORAS

Das quatro grandes operadoras brasileiras, três possuem VoLTE. São elas: Claro, TIM e Vivo. A única que fica de fora é a Oi.

A licitação da faixa de 700 MHz e o desligamento do sinal analógico de televisão proporcionou que as operadoras brasileiras pudessem melhorar a experiência da conexão móvel de dados, bem como oferecer a tecnologia VoLTE.

Como a frequência apresenta melhor cobertura no interior de construções, é possível ofertar uma comunicação mais clara e rápida, já que a voz será transmitida com maior fidelidade.

Além disso, as faixas de 1.800 e 2600 MHz podem ser agregadas ao sinal tornando a conexão ainda melhor.

Em 2014, a TIM foi pioneira ao fazer testes com o VoLTE, por meio de uma parceria com a Huawei. O serviço foi disponibilizado comercialmente no Brasil pela operadora a partir de 2017. Atualmente, ela oferece a maior cobertura da tecnologia, estando disponível em 3.488 cidades.

No mundo, as primeiras redes VoLTE foram ativadas na Coréia do Sul, em 2012. Desde então, mais de 270 operadoras estão investindo na tecnologia em cerca de 120 países.

Segundo a Global Mobile Suppliers Association (GSA), estima-se que o uso do VoLTE atinja 3 bilhões de usuários até o final de 2020 e 6,4 bilhões até o final de 2025.

Apesar do aumento do tráfego e dos tempos de chamada mais longos, a retenção de chamadas do VoLTE melhorou durante a pandemia da Covid-19 devido à diminuição da mobilidade do usuário nas redes.

Os serviços VoLTE têm sido implantados a partir de tecnologias em nuvem, o que permite operações de rede econômicas, melhor escalabilidade de capacidade e implantação mais rápida de serviços.

14 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários