24/04/2024

MVNO no Brasil – Realidade ou Ilusão?

Há algum tempo, venho tentando entender como as operadoras no Brasil querem atuar no licenciamento de Autorizadas ou Credenciadas. Os níveis de exigência de comprometimento, custos de licença e outros, as quais os interessados são submetidos, vêm na contramão de uma parceria. São criadas tantas barreiras e obstáculos que os interessados acabam por se tornar “nascimorto”.

Estamos em um país de desbravadores, adoramos desafios, mas o formato atual que as operadoras propõem tornam, principalmente as credenciadas, um negócio inviável em todos os sentidos, pois não atingem volumes que justifiquem seus investimentos e despesas. Foram pensadas para volumes pequenos, pois seu principal foco seria algum nicho de mercado, onde além de ofertar a telefonia móvel, seriam incluídos outros benefícios.

Me parece que, ao invés de serem consideradas um instrumento muito interessante de venda, podendo atender diversos nichos, aos quais as operadoras não conseguem se dedicar e aumentar a sua base com esses diferenciais, são vistos como concorrentes da própria operadora, que pelas condições comerciais impostas sufocam os parceiros de tal forma que nem em preço válido conseguem, no mínimo, chegar perto das tarifas ofertadas pelas operadoras.

Como então esse modelo de negócio pode dar certo, se não existe o princípio básico de parceria? Mesmo com essas barreiras, acredito em uma alta no crescimento desse mercado, pois no mundo todo tem sido muito utilizado o modelo de MVNO e com sucesso, basta um entendimento das operadoras de que nada está fugindo do seu controle e sim acrescentando maior valor a sua rede.

Já tivemos operações de grandes empresas (e outras virão) que voltaram para a base da MVNE que concedeu a licença, de modo que há um risco sério de falta de credibilidade quando ocorre. Mas se a operação for melhor estruturada, esse risco diminui consideravelmente e ganha força. Ficamos na esperança de que uma delas enxergue esse mercado com mais atenção, facilite a entrada dos interessados e assim com certeza terá sucesso sobre as outras de forma bem exponencial.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários