21/04/2024

Shopee ‘bomba’ no Brasil e deve preocupar concorrentes como Magalu e Mercado Livre

Em apenas dois anos de operação no país, empresa conseguiu emplacar o aplicativo de e-commerce mais baixado do Brasil.

Imagem: Comercial da Shopee / Reprodução YouTube - Captura de Tela
Imagem: Comercial da Shopee / Reprodução YouTube – Captura de Tela

Apelidado de “camelô virtual” devido ao baixo custo dos produtos em seu marketplace, o Shopee se tornou um sucesso no Brasil. Em números, é o app de e-commerce mais baixado do país deixando todos os concorrentes de peso para trás nessa métrica. A estratégia de unir gamificação dentro da plataforma com a oferta de jogos, que distribuem descontos para os usuários, é vista como ‘chave’ para a performance positiva.

Mas, não dá para negar todos os outros fatores que poderiam ter atrapalhado o desempenho do serviço. Afinal, é uma plataforma que chegou “tarde” em vários mercados, no qual uma forte concorrência já estava consolidada. No entanto, o que poderia ser um ‘Calcanhar de Aquiles’ virou experiência e aprendizado.

No Sudeste Asiático, por exemplo, o Shopee se tornou o site de e-commerce mais visitado com cinco anos de operação. Em países como Chile, Colômbia e México, o crescimento já é mais desafiador e conta com o apelo de influenciadores.

Em terras brasileiras, a vendas do Shopee são estimadas para chegar a um terço dos números registrados pela gigante “Magalu”. O mercado segue dominado pela marca da empresária Luiza Helena Trajano, assim como o Mercado Livre, mas agora fica evidente que as duas empresas podem não estar no topo para sempre.

VEJA TAMBÉM:

–> Mercado Livre oferece até 50% de desconto na assinatura do HBO Max

–> Maga +, conheça o plano de celular pré-pago do Magazine Luiza

–> Usuários do Mercado Livre terão acesso gratuito ao combo Disney+ com Star+

O Shopee conquistou seu grande impulso no auge da pandemia da COVID-19, na qual as lojas físicas fecharam e o comércio elétrico cresceu consideravelmente. Os games inseridos no site são frutos da expertise da empresa controladora, a Sea, que é responsável pelo fenômeno FreeFire.

Mas, a comissão mais alta atraiu vendedores de vários cantos do Brasil, que começam a enxergar vantagens no serviço que nasceu em Cingapura. Portanto, a performance do Shopee mostra que o futuro do marketplace não será tão centralizado nos gigantes como é agora. Pelo contrário, as portas ficarão abertas para grupos do exterior.

Com informações de ISTOÉ Dinheiro

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários