19/03/2024

Museu da Rádio Nacional é inaugurado no Rio de Janeiro

Novo espaço contará com fotografias, prêmios, roteiros e revistas da rádio. Confira o vídeo.

Museu da Rádio Nacional é inaugurado no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, 3 de agosto, será inaugurado no Rio de Janeiro o Museu da Rádio Nacional. O evento de abertura terá a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, às 15h (horário de Brasília).

No próximo dia 12 de setembro, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 85 anos no ar. O museu terá parte do acervo original da emissora, que foi inaugurada no ano de 1936. Atualmente, a rádio é uma filial da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Localizado no tradicional bairro da Lapa, região central da capital fluminense, ele reunirá fotografias, prêmios, roteiros, revistas da rádio, além de itens utilizados por locutores e atores. Um dos destaques é uma réplica do estúdio onde foram gravadas radionovelas pela emissora, o que deu início às produções de dramaturgia no país.

A rádio também foi destaque no jornalismo, com o programa “O Repórter Esso”, que foi ao ar entre os anos de 1941 e 1968, com o slogan “a testemunha ocular da história”, e que inspirou outros programas de notícias.

O melhor do áudio em ExpertsTestam.com.br

A Rádio Nacional ainda revelou artistas como Orlando Silva, Ataulfo Alves, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga, entre outros, por meio de programas de auditório.

VEJA TAMBÉM:

–> ‘TV do Lula’ entra para programa de privatização do governo

–> Oi anuncia fechamento do Museu de Comunicações e Humanidades

–> Fábio Faria pede estudo para incluir EBC em programa de privatização

A iniciativa de abertura do museu é do gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto. Apesar da inauguração do Museu da Rádio Nacional, ainda não há uma previsão para a visitação pública, por conta da pandemia da Covid-19. Enquanto isso, um acervo digital será disponibilizado pelo público no site de rádios da EBC.

Em 2012, após 76 anos, a Rádio Nacional deixou o Edifício A Noite (que já foi o primeiro arranha-céu da América Latina), na Praça Mauá, região portuária do Rio, para instalar-se na sede da TV Brasil Rio de Janeiro, na Lapa, onde permanece até hoje. Neste ano, a Rádio Nacional também passou para o FM, no dial 87.1, embora continue sendo transmitida em AM no Rio de Janeiro e em outras capitais no dial 1.130.

Com informações de Agência Brasil/EBC

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários