28/04/2024

Anatel autoriza satélite Viasat 3, capaz de levar internet de 100 mega para o ‘Brasil profundo’

Sistema de satélites vai cobrir o Brasil e permitir levar internet a lugares distantes na região oeste.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu nesta quinta-feira, 27, o direito da Viasat fazer a exploração do satélite estrangeiro conhecido como Viasat 3.

O Viasat 3 é um conjunto formado por três satélites, sendo que um deles é capaz de cobrir as Américas, incluindo o Brasil. Todos eles operam em banda Ka.

Para Carlos Baigorri, conselheiro relator do pedido da Viasat, essa aprovação “vem ajudar a levar conexões de internet para o Brasil profundo, inclusive na região Oeste do país”.

Até então, somente o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), equipamento comprado e gerenciado pela Telebras, era o único de banda Ka a cobrir todo o Brasil.

VEJA TAMBÉM:

–> Viasat quer impedir que SpaceX lance mais satélites da Starlink

–> Viasat lança novos planos de internet via satélite

–> Novos satélites da Viasat podem expandir oferta de internet no país

O Viasat 3 será, portanto, o primeiro satélite comercial a também ter alcance nacional, de acordo com o relator. Agora a Viasat tem um satélite para chamar de seu no país, mas até então ela vinha usando justamente o SGDC.

A empresa possui um contrato com a Telebras e no fim das contas era a Viasat quem aproveitava a capacidade em banda Ka do satélite estatal.

Por meio desse acordo, a Viasat oferta planos comerciais de acesso à internet via satélite e também está envolvida nos acessos públicos que fazem parte do programa Gesac.

O Viasat 3 vai trazer uma ampliação na banda disponível, já que o SGDC usa 45 Gbps de capacidade em banda Ka, enquanto o Viasat 3 promete 1 Tbps (para cada um dos três satélites do conjunto).

Com isso, será possível para a provedora oferecer internet banda larga com velocidades de até 100 Mbps, se tornando mais uma forma viável de levar conectividade a regiões remotas onde estrutura terrestre se torna difícil e onerosa.

Além do primeiro satélite do Viasat 3 responsável por cobrir as Américas, existe ainda um segundo satélite que cobre a Europa, Oriente Médio e África, enquanto um terceiro satélite é voltado para a região Ásia-Pacífico.

Com informações de Convergência Digital

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários