05/04/2024

Top 5 programas anti-spyware para proteger seu laptop

Se você acompanha as notícias sobre tecnologia, provavelmente já se deparou com alguns casos absurdos de hackers invadindo máquinas, roubando informações e cometendo outros tipos de crimes. Recentemente, no Brasil, alguns canais do YouTube com até 10 milhões de inscritos foram hackeados. Esse tipo de crime é bastante comum, mas só ouvimos falar deles quando famosos ou grandes empresas sofrem. Dificilmente o caso do cidadão comum que tem sua máquina invadida vira notícia.

Diante deste cenário, nada mais justo do que se proteger ao máximo. Há inúmeras práticas que você pode usar para se proteger de cyber criminosos, entre elas está a prática de usar o melhor anti-spyware possível e é sobre isso que vamos falar aqui. Separamos uma lista com o que consideramos os cinco principais programas do tipo.

AVG Free Antivírus 

Como o nome sugere, trata-se da versão gratuita do programa AVG. Em termos de popularidade e aceitação com o público, o AVG é um dos mais queridos. Em termos de funcionalidades, você provavelmente vai cobrir a maior parte das suas necessidades com esta versão. Mas estamos falando de um programa gratuito, simplesmente há coisas importantes que não serão feitas aqui. Portanto, quem deve usar este programa? Qualquer pessoa que precise de proteção básica e tenha uma noção de como cuidar da própria segurança digital. Conhecimento básico sobre segurança mais a versão grátis do AVG é uma combinação difícil de superar.

Avira Antivírus  

Provavelmente não tão popular quanto o item anterior, mas definitivamente digno de ser mencionado aqui. O Avira é um software que existe há um bom tempo e conta com uma versão estável disponível para download de forma gratuita. Diferentemente da maioria dos softwares para esta finalidade, o Avira pago é vendido por um preço único em vez do modelo de subscrição. O preço está em torno de 200 reais e conta com várias ferramentas de segurança. Então, quem deve usar este programa? Qualquer pessoa que não se incomoda em gastar um pouco para garantir um nível de segurança maior. A versão gratuita do Avira é bastante limitada e, inclusive, é divulgada pelos próprios desenvolvedores como um complemento para outros antivírus.

Avast Free Antivirus

As definições de vírus foram atualizadas. Este programa é tão popular que até uma simples mensagem de atualização vira meme na internet. Acontece que a versão gratuita do Avast era uma das opções favoritas dos usuários Windows. Por muito tempo, o Avast dominou a distribuição de antivírus gratuito e até hoje segue como uma referência. Esse programa é ideal para quem precisa de proteção básica.

VIU ISSO?

–> Criminosos têm inserido vírus em memes no Twitter

–> Aprenda a remover vírus do seu smartphone

–> Trojan utiliza SMS para roubar dinheiro

Norton Antivírus 

Este é um dos programas mais tradicionais da nossa lista, trata-se de um software que é desenvolvido desde 1991. São trinta anos no mercado e é ideal para qualquer pessoa que quer contratar os serviços de uma empresa séria. Você pode argumentar que se trata da venda de um produto e não da contratação de serviços, mas a verdade é que você pode precisar de suporte ao cliente, o que é um serviço muitas vezes pouco mencionado.

Bitdefender 

A primeira versão do Bitdefender surgiu em 2001. Desde então, várias versões foram lançadas e várias versões continuam sendo comercializadas. O Bitdefender é para quem tem necessidades específicas. Confira a lista de produtos e veja se algo se encaixa perfeitamente no que você procura. Isso encerra nossa lista. Esses softwares são para Windows, confira também antivírus para Mac para entender como os softwares podem proteger produtos Apple. Lembre-se de usar apenas programas comprovados. Os ataques a sistemas Mac são raros, mas isso não significa que não aconteçam. Um bom programa antivírus fornecerá proteção eficaz.

Considerações finais 

Bom, esses são os softwares que recomendamos, mas há um detalhe importante. Nem os melhores antivírus podem proteger a máquina da negligência do usuário. No final das contas, você precisa estar ciente das melhores práticas na internet e de como se proteger online. Portanto, nossa dica final é: aprenda a se defender na internet, se atualize e adote uma atitude proativa sobre o assunto.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários