29/03/2024

A utilização do endereço IP nas empresas

O endereço IP é fundamental para navegar na rede. Mas é também através do IP que é possível identificar os usuários. Por isso, ocultá-lo passou a ser quase obrigatório.

Endereço IP mas empresas - como ocultar

A internet veio revolucionar completamente o mundo profissional e empresarial. Ao derrubar fronteiras, a world wide web tornou o mercado ainda mais global e, rapidamente, os profissionais perceberam o seu potencial incrível para o sucesso comercial das marcas e dos produtos. Afinal de contas, a rede está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, para qualquer pessoa, independentemente da sua localização.

No entanto, longe vão os tempos em que bastava estar na net para não cometer suicídio comercial. Atualmente, com o aumento da concorrência, ter apenas um site ou uma página numa rede social não é suficiente. É necessário conseguir e saber sobressair na espuma da rebentação, de forma a conquistar novos clientes e a fidelizar os antigos.

As pessoas passaram a estar conectadas praticamente em permanência graças ao advento dos dispositivos móveis e à democratização das redes wireless. Ao mesmo tempo, as empresas e as marcas procuram maximizar essa presença, com uma comunicação dinâmica e informal, que recorre à tecnologia avançada dos algoritmos e da inteligência artificial para perceber o que as pessoas realmente querem e precisam.

O endereço IP, que é o número de identificação único e intransmissível de cada dispositivo conectado à net, é então fundamental para navegar na rede, trocar mensagens e efetuar todo o tipo de operações online. No entanto, é também através do IP que é possível identificar os usuários e ter acesso à sua informação pessoal. Por isso, as questões referentes à privacidade tornaram-se o principal assunto da internet nos últimos anos. E ocultar o IP passou a ser praticamente obrigatório.

O ENDEREÇO IP DO PONTO DE VISTA DAS EMPRESAS

Se para um usuário particular é fácil perceber as vantagens que tem em ocultar o seu endereço IP, de forma a se proteger de olhares indiscretos de terceiros, do ponto de vista de uma empresa isso é igualmente importante. Ou até mais. Tanto dos seus dispositivos como nos computadores dos seus colaboradores. Esconder o IP dos seus empregados pode ajudar a salvar uma empresa, independentemente da sua dimensão ou do seu setor de atividade.

Ao ocultar o seu IP e o dos seus colaboradores você está garantindo uma internet mais segura, para si e para eles. Ao mesmo tempo está protegendo os interesses profissionais da firma, protegendo-a de ataques cibernéticos ou de devassa da privacidade. E, com isso, maximiza os seus rendimentos e otimiza a sua produtividade.

Por isso, não é de admirar que as empresas cada vez mais apostem na segurança online. Para quem não está muito por dentro deste mundo, esse pode parecer um gasto desnecessário no início. Contudo, rapidamente compreenderá que este é um investimento muito importante a médio e a longo prazo. Quantas empresas não já tiveram prejuízos de milhões devido a ataques cibernéticos ou à perda de informação sensível para piratas informáticos?

COMO OCULTAR O IP DE UMA EMPRESA

O IP é assim um conjunto de números e algarismos gerados aleatoriamente que identifica qualquer dispositivo conectado à net, seja ele um computador ou um smartphone. O IP, que vem da sigla em inglês para Internet Protocol, funciona como uma espécie de endereço, para que a rede saiba onde o encontrar, onde lhe entregar a informação e onde operar as ações efetuadas.

É impossível estar conectado sem ter um IP, mas nada o impede de o ocultar, garantindo a sua privacidade e anonimato. Para isso, a melhor forma é recorrendo a uma VPN, uma ferramenta digital que consiste numa rede privada virtual, que esconde e codifica a sua ligação à rede, através de uma avançada tecnologia de criptografia.

A forma como a VPN funciona é muito simples. Podemos tomar um exemplo prático: se, por exemplo, a internet for uma rodovia, a VPN o que faz é construir um túnel ao seu redor durante a sua viagem pela estrada, mantendo todos os olhares terceiros do lado de fora. Além disso, codifica toda a sua viagem, para que ninguém saiba de onde vem, para onde vai e qual é o motivo da sua ida.

Existem várias VPN no mercado, com distintas funcionalidades e planos de pagamento. Também existem VPN no mercado que são totalmente gratuitas. O que deve fazer enquanto usuário é um diagnóstico pessoal e perceber quais são as suas reais necessidades, escolhendo na sequência uma VPN que responda a isso de forma eficaz e eficiente. No fundo, deve adotar uma postura sensata, responsável e inteligente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários