Vivo passa a utilizar novo sistema de cobrança online

Operadora adotou solução desenvolvida pela Canonical, empresa por trás do sistema operacional Ubuntu.

Nesta quarta-feira, 13, a empresa Canonical anunciou que foi selecionada pela Telefônica Brasil (mais conhecida por sua marca Vivo) para migrar o Sistema de Cobrança Online (OCS) da operadora para a nuvem privada batizada de Unica Next.

A nova solução utilizada pela Vivo será a Charmed OpenStack, da Canonical, conhecida por desenvolver o sistema operacional Ubuntu

O projeto inclui a construção de oito nuvens privadas, distribuídas geograficamente para atender os clientes da Vivo no país. A primeira fase foi lançada no início de agosto passado.

Atualmente, a Telefônica Brasil conta com 76 milhões de assinantes móveis, incluindo consumidores e clientes corporativos.

VIU ISSO?

–> Vivo lança a sua própria conta digital

–> Dona da Vivo fecha acordo bilionário com a American Tower

–> Vivo pretende compartilhar infraestrutura de rede com a Claro

De acordo com a Canonical, a companhia escolheu o Charmed OpenStack visando a possibilidade de escalabilidade futura, permitindo o desenvolvimento de novos recursos e se adiantando às futuras demandas dos clientes, principalmente em um cenário da chegada do 5G.

A empresa de telecomunicações também pretende utilizar ferramentas de código aberto desenvolvidas pela Canonical para automatizar a implantação e as operações de infraestrutura.

“A migração de nosso aplicativo OCS para a nuvem nos dará a estrutura e a agilidade que precisamos para oferecer as melhores soluções para nossos clientes de maneira consistente”, comentou Flavio Matiello, chefe de plataformas pré-pagas e OCS da Telefônica Brasil.

“A Canonical trabalha para ajudar seus clientes a impulsionarem inovações e estamos satisfeitos por ter colaborado com a Telefônica Brasil em sua migração OCS”, afirmou o vice-presidente de engenharia de campo da Canonical, Nicholas Dimotakis.

Com informações de Assessoria de Imprensa Canonical.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários