18/04/2024

EUA tentam barrar fornecimento global de chips para a Huawei

Em resposta, China pretende colocar empresas americanas em uma ‘lista de entidades não confiáveis’.

Nesta sexta-feira, 15, o Departamento de Comércio, em conjunto com o Gabinete de Indústria e Segurança (BIS, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, criou novas regras com o objetivo de realizar um bloqueio global de fornecimento de semicondutores para a Huawei.

Desde o ano passado, as empresas americanas estão proibidas de fornecer softwares e hardwares para a chinesa. Entretanto, a Huawei tem conseguido driblar a medida, terceirizando a produção para fábricas fora dos Estados Unidos, onde são utilizados equipamentos fabricados em território americano.

A intenção agora é expandir a autoridade dos EUA para exigir licenças de vendas de semicondutores fabricados no exterior com a tecnologia americana, impedindo que a empresa chinesa receba remessas da cadeia global de suprimentos.

A imposição afeta diretamente a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, um dos principais fornecedores da Huawei. A fabricante precisa de semicondutores para seus smartphones e equipamentos de telecomunicações.

A nova regra já entra em vigor nesta sexta-feira, mas terá uma carência de 120 dias, para não gerar impactos econômicos imediatos.

Em resposta, a China pretende fazer a sua própria lista de empresas americanas consideradas “não confiáveis”, além de iniciar investigações e impor restrições para empresas como Qualcomm, Cisco e Apple, sediadas nos EUA e altamente dependentes do mercado chinês. O governo de Pequim disse, ainda, que pretende suspender a compra de aviões da Boeing.

VIU ISSO?

–> Huawei pode ser banida em bancos americanos

–> Governo dos Estados Unidos fará pente fino nas operadoras do país

–> EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil

Este é mais um capítulo da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Desde maio de 2019, a Huawei foi incluída em uma lista negra, devido a preocupações de segurança nacional, por espionar clientes e violar sanções dos EUA ao Irã.

Tanto a Huawei como o governo chinês negam as acusações.

Com informações de Reuters e Global Times.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários