Telefonia fixa continua em queda

Serviço teve a maior redução histórica registrada pela Anatel.

Imagem: Denny Müller/Unsplash

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de telefonia fixa (STFC) apresentou em janeiro uma redução no número de acessos da ordem de 11,14% em relação aos 12 meses anteriores. A queda na base total foi a maior registrada na série histórica.

No primeiro mês deste ano, o país registrou 33 milhões acessos de telefonia fixa, um recuo de 1,65% em relação a dezembro, a maior queda mensal desde pelo menos junho de 2007, quando a agência começou a registrar o banco de dados.


A tendência do mercado de migrar para a telefonia móvel tem deteriorado rapidamente o STFC. Além disso, com a futura entrada em vigor do decreto do novo marco legal das telecomunicações, permitindo a possibilidade de migrações de outorgas, esse efeito deve se acelerar.

VIU ISSO?

–> Clientes de telefonia fixa das concessionárias usam cada vez menos o telefone

–> “Telefonia fixa vai desaparecer como aconteceu com o fax e o telex”

–> Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa

Entre as concessionárias, a redução mensal foi de 1,62%, acumulando ainda 17,8 milhões de contratos, sendo a maioria pertencente à Oi (9,9 milhões, com queda de 1,90% no mês), seguida da Vivo (7,1 milhões de linhas, redução de 1,39%).

Já as autorizadas apresentaram um recuo maior, 1,69% entre dezembro e janeiro — a maior desde setembro de 2016 (quando caiu 3,26%) —, somando 15,1 milhões de linhas ativas. O grupo Claro (Claro, Embratel e Net) mantém a maior base entre as autorizadas, com 10,0 milhões de acessos e redução de 0,50% no mês e 5,11% no ano.

Com informações de Teletime.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

10
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Eu não sabia que ainda existiam tantas linhas fixas pelo país. Achei que esse número fosse bem menor.

Cidade - UF
São José/SC
Leonardo Luiz
Colaborador
Leonardo Luiz

telefone fixo e orelhao tao fora de moda a tendencia e desparecer o pessoal querem e celular ja se foi o tempo do telefone fixo nunca usei fixo nunca tive so usei orelhao mas no tempo em que eu nao tinha celular mas era poucas palavaras e acabava a ligacao ainda se ligar pra movel hoje aqui nao tem quase orelhao que eu vi e ums 4 ou 5 que tem aqui eu muito usei orelhao pra liagr pra 0800 porque nao aceitava chamada de celular

Cidade - UF
santana da boa vista rs
Rodrigo Dias
Colaborador

Basicamente esse é o único motivo dos telefones fixos ainda existirem (por motivos de pressão mesmo). Os números 0800, a grande maioria só dá pra usar em cidades do interior (e ainda assim, tem que ser de um telefone fixo). A gente não vive mais em 2007.

Cidade - UF
Gravataí/RS
Israel A. Felipe
Colaborador

Acho que a Alemanha tem uns 44 milhões de telefones fixos, com um país com 83 milhões de habitantes. No Brasil, com 209 milhões de habitantes e 33 milhões de telefones fixos, acho que não é só fator cultural por estar a abandonar o telefone fixo, mas sim por causa dos custos. Na Oi, o plano de telefone fixo ilimitado na minha cidade, custa em torno de R$74,00/mês o que é inviável para muitos brasileiros. Na Alemanha, o telefone fixo custa 24,95 €/mês no plano MagentaZuhause Start da Deutsche Telekom e, ainda ganha acesso a Internet por ADSL com speedport… Leia mais »

Cidade - UF
Mossoró-RN
Renata Viana Silva
Colaborador
Renata Viana Silva

Tenho fixo em casa pra ligar para o banco e para a faculdade. E quando acaba a energia uso ele pra ligar pra companhia de energia.

Cidade - UF
Anapolis
Jefferson
Colaborador
Jefferson

Cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas isso é jogar dinheiro fora $$$.

Cidade - UF
Recife - PE
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Também acho. Compensa muito mais fazer um plano pré que tenha ligações ilimitadas, ou na maioria dos casos 100 minutos já são suficientes.

Cidade - UF
São José/SC
Gerson Gonçalves
Colaborador
Gerson Gonçalves

Pago 25,00 de graça em um fixo ,devido ao combo da claro e dizem que sai mais barato no final. Ou seja jogo dinheiro fora todo mês pq não usa essa tecnologia do passado. Socorro.

Cidade - UF
Rn
Adriano Da Silva Coelho
Colaborador
Adriano Da Silva Coelho

Ter telefone fixo hoje é pra trouxa que gosta de jogar dinheiro no lixo. Qualquer plano mixuruca móvel dispõe de ligações ilimitadas pra qualquer telefone. Exceto em alguns casos raros em que o indivíduo mora lá no fim do mundo onde nenhuma operadora móvel chega.

Cidade - UF
Simões Filho BA
Éder S.
Colaborador

quem matou os telefones fixos foram as ligações de cobradoras, ligação procurando pedro, joão, Mário, ligação oferecendo planos, ligação de computadores e robôs, ligação de presídios, etc…

e infelizmente as operadoras não fizeram nada contra isso… aih eu cancelei minha assinatura…

se tivessem feito algum tipo de bloqueio, caixa postal ou uma mensagem personalizada do assinante, talvez teriam no minimo mais 10 milhões de linhas ativas.

pronto, falei.

Cidade - UF
macaé