23/04/2024

SpaceX aborta lançamento de 60 satélites em órbita

Cancelamento ocorreu no último segundo antes da decolagem.

Imagem: SpaceX/Reprodução

Neste domingo, 15, a SpaceX abortou o lançamento de 60 novos satélites da rede Starlink, no último segundo, devido à detecção de um problema em um dos nove motores do foguete Falcon 9.

O cancelamento ocorreu de forma automática, quando os motores começavam a acelerar. Isso ocorreu, pois o Falcon 9 está equipado com recursos de segurança que podem abortar de forma autônoma a missão caso seja detectada uma anomalia.

“Existem mil maneiras de um lançamento dar errado e apenas uma maneira de dar certo”, disse Michael Andrews, supervisor da cadeia de suprimentos da SpaceX.

O veículo não sofreu avarias. Os engenheiros estão analisando os dados para solucionar o problema e marcar a data para uma nova tentativa de lançamento.

VIU ISSO?

–> SpaceX lança mais 60 satélites do ambicioso projeto Starlink

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

–> Moradores avistam pontos luminosos no céu

O foguete que apresentou a falha já foi e retornou do espaço quatro vezes. Em sua quinta viagem, o primeiro a atingir tal feito, a Falcon 9 colocaria em órbita o sexto lote de satélites da rede Starlink, numa altitude de 440 km acima da superfície da Terra.

A partir daí, os 60 satélites de 260 kg cada utilizariam seus próprios propulsores de íons para subir até a altitude operacional de 550 km.

O Starlink é um projeto ambicioso do bilionário Elon Musk, que pretende oferecer internet banda larga via satélite para todo o planeta. Mais de 100 satélites já estão em órbita.

Com informações de Fox News.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários