18/04/2024

Senado americano aprova lei para banir Huawei dos EUA

Projeto segue para assinatura do presidente Donald Trump.

Imagem: Harold Mendoza/Unsplash

Nesta quinta-feira, 27, o Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade o pagamento de US$ 1 bilhão (R$ 4,47 bilhões, na cotação atual) às operadoras rurais do país para que elas substituam completamente de suas redes quaisquer equipamentos produzidos pela Huawei ou ZTE.

A Lei de Redes de Telecomunicações Seguras e Confiáveis propõe que as operadoras dos Estados Unidos ficam proibidas de comprar hardware para suas infraestruturas de rede provenientes de empresas chinesas suspeitas de espionagem.

O auxílio financeiro para as empresas rurais será gerenciado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).

O projeto de lei ainda precisa ser assinado pelo presidente Donald Trump para se tornar uma lei, no entanto, o mesmo já havia reconhecido o apoio à nova legislação.

VIU ISSO?

–> Governo dos Estados Unidos fará pente fino nas operadoras do país

–> Huawei contra-ataca governo de Donald Trump

–> Contrariando Trump, Pentágono desbloqueia Huawei

“Os equipamentos de telecomunicações de certos adversários estrangeiros representam uma ameaça significativa à nossa segurança nacional, prosperidade econômica e futuro da liderança dos EUA em tecnologia sem fio avançada”, disse o senador americano Roger Wicker.

Apesar de negar as acusações, a Huawei tem sido o maior foco do governo americano. Em maio do ano passado, a gigante chinesa foi incluída na lista de entidades proibidas de fazer negócios com empresas americanos, com a suspeita de que ela trabalha com o governo de Pequim para espionar as redes do país.

Com informações de TechCrunch.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários