20/04/2024

Anatel suspende testes do 5G

Presidente do comitê garante que as atividades relacionadas ao tema não serão completamente paralisadas.

Atendendo às recomendações sanitárias para combater a disseminação do novo coronavírus, o Comitê de Uso do Espectro e de Órbita, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), decidiu suspender todos os testes de campo da rede 5G, na faixa de 3,5 GHz.

Desde a semana passada, os experimentos já estavam suspensos. No entanto, Leonardo Euler de Morais, presidente do comitê, decidiu prorrogar a retomada dos testes, até a normalização do surto de Covid-19.

Os testes reais e em espaço aberto estavam sendo realizados no Centro de Referência Tecnológica do Grupo Claro, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo era testar a convivência entre a frequência de 3,5 GHz e as transmissões via satélite.

“Isso não implica, no entanto, na completa paralisação de todas as atividades relacionadas ao tema. Pelo contrário, as informações acumuladas e os dados coletados na etapa laboratorial precedente estão, neste momento, sendo processados e alimentam estudos e simulações computacionais, com o fito de aprofundar a análise de convivência entre os sistemas de radiocomunicação”, explica Leonardo.

VIU ISSO?

–> Anatel dá sinal verde para maior leilão 5G da história

–> Brasil publica regras que beneficiam a Huawei

–> Senado vai acompanhar implantação do 5G

A agência busca uma alternativa técnica para evitar a interferência da conexão de nova geração na recepção do sinal da TV aberta por satélite. Para isso, estão sendo desenvolvidos equipamentos, como LNBF, filtros e transceptores, para que possam ser produzidos em escala e com menor preço, para resolver a questão de forma econômica.

Na semana passada, a Anatel prorrogou até às 23h59 do dia 17 de abril a Consulta Pública (CP) nº 9/2020, para a proposta do leilão do 5G no Brasil. Euler salienta que a paralisação dos estudos na faixa de 3,5 GHz não gera um obstáculo para a participação de qualquer interessado na consulta pública.

Com informações de Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários