InícioTV por AssinaturaBrasileiros querem todas as suas assinaturas em um único espaço

Brasileiros querem todas as suas assinaturas em um único espaço

Segundo pesquisa, público quer mais conteúdo, mas sente incômodo para transitar entre TV por assinatura e várias plataformas de streaming.

Consumidor(a) assistindo TV
Imagem: Unsplash

Enquanto muitos apostam que as plataformas de streaming e vídeo sob demanda vão destruir os meios tradicionais de distribuição do conteúdo, como a TV por assinatura, uma pesquisa mostrou um cenário diferente.

A Amdocs, fornecedora de software para companhias de comunicação e mídia, selecionou 500 brasileiros para um teste. Entre eles, 53% assinam serviços de games, 81% tem contrato de TV paga, 87% é cliente de um streaming de TV/filmes e 66% estão com aplicativos de música.


Entre todas as informações, surgiu uma demanda interessante para as operadoras. Cerca de 49% dos brasileiros querem que elas se tornem “agregadoras de conteúdo”, mas o que isso significa?

Consegue imaginar um site ou aplicativo com todas as suas assinaturas disponíveis para acesso? Netflix, Spotify, Amazon, o aplicativo da sua TV por assinatura, entre outros em um único espaço? Então, é basicamente isso, se formos buscar uma exemplificação.

Dos entrevistados, 54% acessam via smartphone outros 22% pela TV. O número dos que desejam as prestadoras como “agregadoras de conteúdo” ainda não representa mais que a metade, mas é expressivo.

VIU ISSO?
Netflix planeja oferecer plano mais barato para mobile
Vivo TV dedica canal para acesso à Netflix
Netflix conseguiu diminuir o tráfego dos torrents

Antes e muito além desse estudo, é notório que as empresas de telecomunicações estudam seguir esse caminho.

A Claro net tv, por exemplo, incluiu a Netflix em seu decodificar e os clientes podem assinar e pagar diretamente pela fatura da operadora. A Vivo TV fez a mesma integração e vende também o Amazon Prime Vídeo para seus assinantes.

Mas por que existe a demanda? A pesquisa se aprofundou e descobriu que 36% dos entrevistados necessita de um serviço nesses moldes por conta do gerenciamento das plataformas.

Um problema apontado é lembrar da senha criada para cada um dos aplicativos. Já 27% dos participantes explicam que o incômodo é justamente acessar o grande número de serviços de conteúdo existentes na atualidade.    

No mesmo contexto, 60% afirma que ter suas assinaturas em um bundle dentro de um único sistema facilitaria.

Apesar desse incômodo, brasileiros estão longe de estarem insatisfeitos com a grande oferta. Outros dados relevantes mostram que 39% está disposto a contratar mais um serviço nos próximos 12 meses.

E 36% dos entrevistados consideraram contratar mais de um se as novas opções forem interessantes.

Quando questionados sobre o que realmente os faria trocar suas assinaturas, 49% mencionou que teria essa atitude para ter acesso a ainda mais conteúdo.

Com informações do Teletime

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários