28/03/2024

TIM quer resolver limitação do VoLTE com a Vivo

Serviço permite uma chamada de voz com mais qualidade, mas ainda sofre com limitações entre operadoras.

Ilustração smartphone
Imagem: PxHere

Você certamente já deve ter ouvido falar no VoLTE. Trata-se de uma tecnologia para melhorar a qualidade das chamadas de voz sobre a rede 4G. É um áudio em alta definição e baixa latência. No Brasil, apenas TIM e Vivo lançaram a novidade para os seus clientes.

O problema é que as duas não se conectam em prol do recurso. Isso significa que clientes da TIM só conseguem fazer uma ligação com VoLTE para assinantes da mesma operadora. Com a Vivo, o problema se repete.

Diante de tamanha limitação, fica difícil para os consumidores explorarem o serviço enxergarem os reais benefícios da melhoria.

VIU ISSO?
TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
TIM vai apostar em banda larga fixa via 5G
Parceria entre TIM e Vivo amplia cobertura em 570 cidades

No entanto, as informações são animadoras em relação ao tema. Leonardo Capdeville, CTO da TIM, afirmou que pretende levar o assunto para uma mesa de discussão de com a empresa da Telefônica.

O debate deve fazer parte das conversas sobre o acordo de compartilhamento de infraestrutura com a Vivo. As duas dividirão, em breve, suas redes 2G e 4G.

Para utilização do VoLTE, os usuários precisam ter smartphones compatíveis e chip de operadoras que implantaram a tecnologia em suas redes, além de estarem em uma área com cobertura, obviamente.

Na base da TIM, segundo os dados da operadora, 18 milhões de assinantes já experimentaram a tecnologia. O número corresponde a metade da base 4G da empresa, que é de 36,7 milhões.

Com informações do Teletime

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários