17/05/2024

Operadoras só poderão fazer duas ligações de telemarketing por dia

Iniciativa faz parte do Código de Conduta para Telemarketing, estabelecido entre as principais teles do país.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Depois do “Não me Perturbe”, conforme prometido, as principais empresas de telecomunicações do Brasil se uniram para criar uma autorregulação no setor. Trata-se do Código de Conduta do Telemarketing, que traz uma série de novidades para consumidor.

O compromisso junto ao Poder Público foi assinado pelas operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo. Aqui estão os princípios básicos que todas elas deverão seguir daqui em diante:

  • Não ligar de forma insistente para consumidores
  • Fazer ligações apenas em horário adequados.
  • Receber e tratar todas as reclamações sobre ligações indesejadas
  • Garantir que o consumidor possa aderir à Lei de Proteção dos Dados Pessoais
  • Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing nos outros setores
  • Não ser insistente com ligações
  • Respeitar o desejo do consumidor de não receber ligações

VIU ISSO?
Não Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
Ligações que oferecem empréstimos poderão ser bloqueadas em breve
Vivo e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses

Um anúncio relevante para os consumidores também é o limite de duas ligações de telemarketing por dia. Ou seja, quem não aderiu ao sistema do “Não me Perturbe” será menos incomodado com as indesejadas chamadas.

A medida entrará em vigor três meses após o lançamento do novo Código de Conduta do Telemarketing.

Nos dias úteis, ligações só podem ser realizadas entre 9h e 21h. Aos sábados, 10h às 16h. Chamadas aos domingos e feriados estão proibidas, exceto aquelas autorizadas pelo consumidor.

Com informações do Consumidor Moderno

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários