InícioEconomia e NegóciosAções da Oi afundam na Bolsa de Valores

Ações da Oi afundam na Bolsa de Valores

Previsão era que a empresa crescesse com a aprovação da PLC 79. O que aconteceu?

Gráfico de ações
Imagem: Pixabay

Nesta sexta-feira, a ações da Oi (OIBR3 / OIBR4) operam com forte queda na bolsa de valores. Até às 13h50, os papéis ordinários da operadora reduziram 9,40%, por R$ 1,06.       Já os preferenciais seguem com 6,13% de perda, no valor de R$ 1,54. Havia uma previsão de alta para a tele com a aprovação da PLC 79, mas as coisas não saíram como o esperado. O que aconteceu?

A queda do dia pode ter sido motivada pelo comunicado enviado na noite da última quinta-feira, 12.


Nele, a empresa informa que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s fez uma revisão no rating de crédito e manteve de longo prazo na escala global B. O “outlook” foi reduzido de estável para negativo, assim como a escala nacional que foi de brA para brA-.

VIU ISSO?
Governo aposta na aprovação do PLC 79/16
Interesse da AT&T na Oi pode ser um alarme falso? Entenda
Oi já pode ser vendida; TIM é vista como parceira ideal

Os últimos dias também foram de total instabilidade para a tele carioca. Com a aprovação da PLC 79, a previsão era de que ações valorizassem. Afinal, a empresa teria um caminho mais fácil para sua recuperação judicial, assim como para uma venda ou fusão.

Com a nova lei, vista como o novo marco legal das telecomunicações, a Oi migra do modelo de concessão para o de autorização na telefonia fixa. Ela deixa de ter obrigações como a manutenção de orelhões públicos, por exemplo.

Assim as despesas diminuem e a operadora segue livre para remover algumas incertezas ao redor dos ativos reversíveis de sua propriedade.

Entretanto, as ações da Oi na bolsa de valores continuam vítimas de rumores, especulações e enfrentam um verdadeiro sobe e desce. O Ministério Público e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apuram suspeitas de manipulação nos papéis.

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

8 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários