Ações da Oi afundam na Bolsa de Valores

Previsão era que a empresa crescesse com a aprovação da PLC 79. O que aconteceu?

Gráfico de ações
Imagem: Pixabay

Nesta sexta-feira, a ações da Oi (OIBR3 / OIBR4) operam com forte queda na bolsa de valores. Até às 13h50, os papéis ordinários da operadora reduziram 9,40%, por R$ 1,06.       Já os preferenciais seguem com 6,13% de perda, no valor de R$ 1,54. Havia uma previsão de alta para a tele com a aprovação da PLC 79, mas as coisas não saíram como o esperado. O que aconteceu?

A queda do dia pode ter sido motivada pelo comunicado enviado na noite da última quinta-feira, 12.


Nele, a empresa informa que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s fez uma revisão no rating de crédito e manteve de longo prazo na escala global B. O “outlook” foi reduzido de estável para negativo, assim como a escala nacional que foi de brA para brA-.

VIU ISSO?
Governo aposta na aprovação do PLC 79/16
Interesse da AT&T na Oi pode ser um alarme falso? Entenda
Oi já pode ser vendida; TIM é vista como parceira ideal

Os últimos dias também foram de total instabilidade para a tele carioca. Com a aprovação da PLC 79, a previsão era de que ações valorizassem. Afinal, a empresa teria um caminho mais fácil para sua recuperação judicial, assim como para uma venda ou fusão.

Com a nova lei, vista como o novo marco legal das telecomunicações, a Oi migra do modelo de concessão para o de autorização na telefonia fixa. Ela deixa de ter obrigações como a manutenção de orelhões públicos, por exemplo.

Assim as despesas diminuem e a operadora segue livre para remover algumas incertezas ao redor dos ativos reversíveis de sua propriedade.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Entretanto, as ações da Oi na bolsa de valores continuam vítimas de rumores, especulações e enfrentam um verdadeiro sobe e desce. O Ministério Público e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apuram suspeitas de manipulação nos papéis.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários