25/04/2024

Venda da Oi começa a ser cogitada por acionistas

Operadora perdeu metade do seu valor de mercado em apenas nove dias.

Divulgação Oi
Imagem: Divulgação Oi

A venda de ativos não estratégicos parecia um plano sólido para a Oi, até o prejuízo da companhia aumentar e a receita diminuir. Com o agrave da situação, alguns dos principais acionistas da operadora, como os fundos de investimento do exterior, já começam a discutir a venda da companhia como um todo.

Em recuperação judicial desde 2016, a empresa já está em tratativa para a saída de seu presidente e de parte da sua diretoria. As fontes garantem que a discussão atual é para saber o momento ideal da venda.

Na atualidade, a Oi segue descapitalizada e se for vendida agora, poderá ser a qualquer preço. Na última segunda-feira, as ações da tele operaram no limite mínimo da bolsa. Os papéis não podem ficar abaixo de R$ 1 por mais 30 dias consecutivos.

Se o pior acontecer, a empresa terá que se enquadrar, independente da negociação de um papel no período, de acordo com o regulamento da bolsa. Se não houver o cumprimento, o papel é retirado do pregão.

VIU ISSO?
Acionista pede saída de CEO da Oi
Oi tem nova estratégia para fugir da falência
Ações da Oi operam no limite mínimo da bolsa

Além do timing, consultorias e acionistas discutem para entender como a Oi pode ser vendida: por completo ou em fatias. Na segunda opção, poderia ser a venda da operação móvel, que para o presidente da companhia não faz o menor sentido.

Na gestão da empresa, há ainda o período de transição. Eurico Teles, atual presidente e responsável pela recuperação judicial, tem sua saída preparada há meses. O nome mais cotado para substituição é Rodrigo Abreu.

Quinta-feira passada, os resultados da companhia foram divulgados e o saldo final foi negativo. Como consequência, as ações estão em queda desde a data e a empresa perdeu metade do seu valor de mercado em apenas nove dias. A queda de hoje fez com que as ações ficassem em R$ 0,73. É a menor cotação desde 2016.

O planejamento da transição de presidência vinha sendo feito com cautela. Entretanto, A GoldenTree, maior acionista da companhia, informou ao mercado americano que o Conselho de Administração deveria mudar o comando da tele. A iniciativa pode ter atropelado os planos da empresa quanto a isso.

As informações foram fornecidas por uma fonte anônima.

Com informações do Jornal O Globo.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários