27/04/2024

Mais de 30% das ERBs da TIM estão irregulares em São Paulo

Operadoras seguem pressionadas para quitarem seus débitos com a cidade em troca de uma nova legislação para antenas.

Estação de ERBs
Imagem: Divulgação

A CPI das Antenas segue em atividade na Câmara Municipal de São Paulo. Em depoimento, a TIM revelou que 502 das suas 1.505 estações rádio base (ERBs) estão em situação irregular. Como resultado, a operadora tem 113 processos de execução fiscal. O valor atual está em R$ 3,2 milhões.

As informações foram compartilhadas pelo presidente da TIM Brasil Serviços e Participações, Mario Girasole. Os vereadores mencionaram que a dívida da operadora é de R$ 5,3 milhões, mas foi explicado que essa quantia não está relacionado com as ERBs.

Atualmente, há barreiras que impedem a instalação de mais estações de rádio base na cidade. Entre elas, a exigência de uma largura maior que dez metros na via que vai receber a instalação. Em outras metrópoles, a densidade da infraestrutura é bem maior, conforme comentou Girasole.

VIU ISSO?
Clientes da TIM já podem receber fatura via WhatsApp
Brazil Tower pode deixar de construir torres em São Paulo
Alerta: Redes de celulares em São Paulo podem entrar em colapso

“Em Roma, mesmo sendo uma cidade com características de arquitetura que impõem certo cuidado, há uma antena para cada 4,5 mil habitantes. Em São Paulo é uma antena para cada 9 mil”, complementou Mario Girasole.

Os debates ao redor da CPI das Antenas seguem acalorados. As empresas de telecomunicações querem mais flexibilidade nas regulações, mas os vereadores pedem que todas quitem seus débitos em troca.

Na mesma discussão, a Brazil Tower Company, que também aluga torres para a TIM, manifestou uma possível saída do mercado paulista. O principal negócio da empresa é a instalação de torres, portanto, se houver impedimentos, a atuação não fará mais sentido.

Com informações do Teletime

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários