Futuro da SKY no Brasil será discutido nesta quinta, pela Anatel

Operadora AT&T, que é dona da SKY, encontra barreiras na Lei da TV paga desde que adquiriu a Time Warner. Entenda o conflito.

Divulgação da SKY
Imagem: Divulgação SKY

Uma reunião extraordinária vai debater sobre o futuro da SKY no Brasil, nesta quinta-feira, 22, às 16h. Em comunicado para a imprensa, a Anatel comunicou o evento e destacou que o tema principal será a análise regulatória da aquisição da Time Warner pela operadora americana AT&T.

A dona SKY encontra barreiras no Brasil desde que adquiriu a companhia, responsável por um dos maiores estúdios de cinema com importante atuação mundial, Warner Bros. Pictures.


Entretanto, a aquisição não encontrou um caminho fácil no Brasil. A Lei da TV Paga não permite propriedade cruzada, que significa que uma distribuidora não pode ser dona de uma produtora de conteúdo.

Nesse caso, a AT&T é dona da SKY no Brasil e com a aquisição da Warner, passa a ser dona de todas as emissoras do estúdio, presentes na grade das TVs por assinatura, entre elas: Space, TNT, Cartoon Network, os canais HBO, entre outros.

Cientes da questão, os técnicos da Anatel pediram que a AT&T vendesse a SKY em seis meses. Afinal, modificar a Lei da TV Paga pode fazer com que uma distribuidora tenha um monopólio de emissoras ao seu controle.

VIU ISSO?
WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max
Sky testa serviço mais barato via aplicativo para TV paga ao vivo
AT&T está disposta a fechar canais no Brasil para não perder SKY

Entretanto, a operadora americana se defendeu com a alegação de que a Time Warner é uma empresa sediada nos Estados Unidos. O contra-argumento foi que a os estúdios possuem uma importante atuação no Brasil.

Em abril, um novo episódio. Michael Hartman, vice-presidente sênior da companhia, afirmou que se não houver uma decisão favorável para a companhia, uma das alternativas seria retirar os canais Warner da TV paga e comercializar apenas no streaming.

Mas os movimentos para que haja uma alteração na Lei crescem cada vez mais. Distribuidoras até poderiam ser donas de produtoras, contanto que não houvesse um monopólio ou uma exclusividade de comercialização que favorecesse uma determinada operadora.

As movimentações da AT&T mostram que a empresa se prepara para todas as alternativas. A SKY já esteve em testes para funcionar apenas via aplicativo e o serviço de streaming da HBO Max, da Time Warner, foi anunciado recentemente.

Se a operadora decidir pela comercialização online de suas emissoras, a nova plataforma de streaming pode surgir como uma boa alternativa. Mas, atualmente, todo o conflito que envolve a propriedade cruzada no Brasil impede a chegada do HBO Max.

[ATUALIZAÇÃO – 22/08/2019 21H39]:

Terminou sem decisão a reunião extraordinária realizada pela Anatel. O conselheiro Moisés Queiroz fez um pedido de vista e a resolução do caso foi adiada. Vicente Aquino, relator, deu um voto favorável para a megafusão das empresas.

A compra da Time Warner pela AT&T ocorreu em 2016 e o processo segue sem definições até o presente momento. Para embasar o voto, o conselheiro Vicente Aquino acatou com o argumento da operadora e reafirmou que a operação não fere a legislação vigente, uma vez que a sede da programadora Warner Media fica localizada nos Estados Unidos.

No Brasil, a fusão da Warner e AT&T já passou pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na ocasião, a companhia firmou o compromisso de tratar a SKY e os canais Warner como pessoas jurídicas distintas.

Além disso, a empresa assinou o Controle de Concentrações (ACC), que prevê a obrigação de não excluir ou discriminar concorrentes no mercado de TV por assinatura.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

35
Deixe um comentário

avatar
20 Número de Comentários
15 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
33 Autores de comentários
EugêniaqtALEXANDRE ARIBERTO SCHMITTplinio costaLucineia de souza Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Eduardo Henrique
Visitante
Eduardo Henrique

Cansei de pagar 300 reais por uma tv por assinatura isso e um roubo, agora só pago 25 reais e tenho muito mais canais além de filmes e séries, e não já necessidade de antenas ou aparelhos e uma inovação muito mais em conta, caso alguém tenha interesse o contato do WhatsApp deles e [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Colombo
Patrícia
Visitante
Patrícia

Tenho interesse Eduardo. Como entro em contato c vc?

Cidade - UF
Taquaraçu de Minas
ALEXANDRE ARIBERTO SCHMITT
Visitante
ALEXANDRE ARIBERTO SCHMITT

Isto e um robô depois não querem depois apirataria não tonam conta com um preco deste não tiro a rasão de botar os aparelhos pirata isto q e robô este valor

Cidade - UF
Canela
Márcia
Visitante
Márcia

Eu quero o número dele Eduardo Henrique!

Cidade - UF
Sao Luis MA
Edimar Alves
Visitante
Edimar Alves

Eduardo manda pra nós, [SUPRIMIDO].

Cidade - UF
Três Marias
Cláudio Figueredo
Visitante
Cláudio Figueredo

Tô junto com vc só k pago 50 mesmo assim a grade e só repetição de times nada de novo assino mais por causa de minha mãe se não nem assinava pois e uma droga devia ser processada por poluição visual

Cidade - UF
São Paulo
Aluísio Vasconcelos
Visitante
Aluísio Vasconcelos

Eduardo me passa o número.

Cidade - UF
Guaraí/TO
Lixeiro
Visitante
Lixeiro

Para de propaganda enganosa, [SUPRIMIDO], IPTV é outro lixo, e você paga a miliciano, otário [SUPRIMIDO], favelado

Cidade - UF
AC
Alexandre Damião
Visitante
Alexandre Damião

Eu liguei na sky pra cancelar o meu plano me falaram que tem uma multa de 1.700 reais pra fazer o cancelamento Alexandre Damião

Cidade - UF
Santo André
Fabiano
Visitante
Fabiano

Essa operadora e muito cara eles te oferece um plano mais quando vem a conta vem mais caro

Cidade - UF
Niterói
Jailson
Visitante
Jailson

Sobre a sky livre quir virou preprago sem autorização

Cidade - UF
Valenca ba
Lixeiro
Visitante
Lixeiro

SE não tem condições não pague oras bolas

Cidade - UF
AC
ROGOOL
Colaborador

Tá na cara que o Sr. Vicente já recebeu propina, deu voto favorável para a sky

Cidade - UF
São Paulo
Francisco
Visitante
Francisco

Só faltou a SKY se uma empresa séria, fazem cobraçao indevida, tem o maior número de reclamações, no site reclama aqui, no setor TV por assinatura, você perde uma gravação de uma conversa que teve com um atendente não conseque, para questionar uma cob, não tem um departamento de reclamações além de tudo boa parte dos seus colaboradores não tem treinamento para atender os clientes com humanidade. NUNCA MAS SKY. graça à Deus que também tenho outra opção melhor e mais barato.

Cidade - UF
São Paulo
Adriano de Moura
Visitante
Adriano de Moura

Essa tal de Sky ela não é empresa séria eu já fiquei vários meses precisando da assistência técnica que ela não forneceu precisou reclamar na Anatel para fazer o serviço eu só queria que a Anatel fosse mais rigorosa e punisse mais concretamente as empresas que falha consumidor falha que fala com a com a justiça que tem normas tem que ser cumprida então queria que ela fosse um pouquinho mais rigorosa ao ver se esses problemas que essas empresas têm com consumidor eu tenho sky e também passo pela mesma coisa fatura alta cobrança indevida e várias outras coisas… Leia mais »

Cidade - UF
Macaé
Maycon
Visitante
Maycon

Gostaria de ver a Anatel ser rigorosa assim com o grupo globo

Cidade - UF
Ribeirão Preto-SP
Antônio berlamino
Visitante
Antônio berlamino

A sky era pra deixar de existir
Empresa sem nenhum compromisso com o cliente, paguei duas vezes pela recarga e ainda estou sem sinal, fiz a recarga com cartão de crédito dentro do próprio chat e depois dizem que não tem recarga ativa.
Fujam desta empresa, a pior empresa que eu já fiz negócio

Cidade - UF
Afonso Bezerra RN
joelson fieeel
Visitante
joelson fieeel

Esses dia fiz uma assinatura , e não gostei muito da programação que veio , quis aumentar o plano e não deixaram , só depois de 30 dias, mas aí que entra a malandragem deles , mas pode comprar os canais por fora como telecine, HBO, premiere, e entre outros , resumindo tudo ladrão

Cidade - UF
São João de Meriti
Elisabete
Visitante
Elisabete

Tenho a sky a 4 anos sky pré pago e nunca tive esse problema sempre que fiz recarga sempre caiu certinho já tive problemas na antena que ficou sem sinal mas a sky contou os dias que fiquei sem sinal e me deu os dias de volta não tenho nada pra reclamar e não tenho vontade de trocar só saber usar

Cidade - UF
São Paulo
Geraldo
Visitante
Geraldo

muito ruim essa Sky tenho aparelho livre mais já tá mas de 5 mês sem sinal e quando eu ligo ñ aparece nem uma opção de um atendente

Cidade - UF
Divinópolis de Goiás
Rosy Abdou
Visitante
Rosy Abdou

Tenho a antena sky livre e a empresa cortou o sinal falando que se eu quiser os canais abertos tenho que pagar.

Cidade - UF
Campinas
Jackson
Visitante
Jackson

A ANATEL deveria resolver com a SKY em relação a SKY Livre,que muitos consumidores foram lesados,isso sim.

Cidade - UF
São Sebastião do Passé BA
Jairo Rodrigues da Mota
Visitante
Jairo Rodrigues da Mota

Tenho a Sky já faz uns 12 anos, e nunca tive problemas com o meu pacote, Premier, tele cine, HBO canais abertos, quando tive problemas de sinal, se eu não conseguisse, solucionar no aplicativo, ligava pra eles e já resolvia o problema, se algum atendente não resolve se ,eu ligava no SAC, e já resolvia o problema. Não falo que é perfeito, como todo os serviços no Brasil, mas sempre que ligo pra eles, o meu problema, foi resolvido. E por enquanto não pretendo trocar de operadora, já acostumei assistir os meus jogos no celular, e filmes, e fora a… Leia mais »

Cidade - UF
Mogi das Cruzes
qt
Colaborador

Pois então… Esse mês eles vão aumentar a mensalidade de novo(a segunda vez só esse ano). 20% de aumento. Prepara o bolso aí…

Cidade - UF
Belo horizonte
Jairo Rodrigues
Colaborador

Como já falei, tenho a Sky já faz 12 anos, e até hoje não tive nenhum problema com o meu pacote, gravo os meus programas preferidos, assisto meus jogos no celular, e quando precisei da visita de um técnico, sempre fui atendido, por enquanto não pretendo trocar de operadora, problema de atendimento todos os serviços aqui no Brasil não funciona bem. Mas tudo se resolve. Até mais.

Cidade - UF
Mogi das Cruzes
Arquiwa
Visitante
Arquiwa

É inevitável. O cabo vai acabar

Cidade - UF
Sao Jose dos Campos
Yan Buratti
Visitante
Yan Buratti

Eu tenho a solução pra vcs… Que tanto querem se ver livres de passar por essas dores de cabeça e esses valores absurdos.. procurem eu no Instagram. [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Ourinhos - SP
Carlos henrique
Visitante
Carlos henrique

Muita gente não tem consciência, de quantos empregos sky Brasil gera, brasileiro só vêem oportunidades de se dar bem, como adquirirem esses meios novos de ter tudo pra assistir apenas pagando 25 reais, nem fazem ideia q isso é uma forma de pirataria digital, nem gera lucro pro país e é só uma porta para fraudes e roubo de informaçoes pessoais.

Cidade - UF
Hortolandia-SP
Lixeiro
Visitante
Lixeiro

E é uma porcaria, brasileiro adora lixo, assistem iamgem sd ruim, tv com aspecto 4:3 esticado kkkkk
Bostileiro só gosta de bosta e roubar os outros

Cidade - UF
AC
Alfredo
Visitante
Alfredo

Muitos podem ‘estar no céu’ com a a SKY, mas é só rescindir o contrato, para ‘bater nas portas do inferno’. Foram 3 meses de ligações, tentando reverter a minha decisão. Não adianta contactá-los para reclamar. Não respeita o ex-cliente. SKY nunca mais ! Por mim, que vá para a ‘dark web’ !

Cidade - UF
RJ
Alana Todesco Centurion
Visitante
Alana Todesco Centurion

Eu tenho pacote da Sky a 7 anos e gosto muito, nunca tive problemas. Hoje em dia a coisa mais difícil é ficar sem sinal, volta em minutos qdo acontece devido a uma tempestade. Sei apenas que as pessoas que tem sky livre reclamam mais devido a essa recarga que parece sempre dar problema.

Cidade - UF
São Paulo
Andre
Visitante
Andre

A Sky quebrou contratos com prestadores de serviços ( credenciados) alegando que os mesmos estavam com clientes inadimplentes em suas bases de assinaturas, ao mesmo tempo deixando de pagar pelos serviços executados pelos credenciados.gerando multas trabalhistas…
No meu caso, fecharam minha loja ,não me pagaram cerca de 127,000,00 ,alegaram que esse valor seria de extornos ( quando o cliente não paga pela mensalidade) sendo que os mesmos clientes que fui extosnados aínda permanecem na base de assinantes na Sky

Cidade - UF
São Leopoldo RS
Eugênia
Visitante
Eugênia

O.mesmo aconteceu comigo , era credenciada da SKy e fui descredenciada ,pois alegaram estornos oriundo de clientes que cancelaram depois de 3 meses ,bem não pagaram.minhaa comissões de vendas e instalações alegando estorno de clientes.Eu tinha uma loja padronizada, fiz investimento alto , e no entanto nem se importaram com os meus clientes que já adquiriram a anos .Muito triste com a SKy .

Cidade - UF
Itabuna Bahia
Lucineia de souza
Visitante
Lucineia de souza

E verdade eu cancelei a assinatura da sky e os atendes me ligavam 10 a 20 vezes por dia me incomodando para aceitar assinatura de volta eu disse nao quero mais eu tenho meu direito de cancelar e nao querer mais.mesmo me ligavam varias vezes a tem um pacote aqui pra voce eu nao quero cheguei ligar varias vezes falei que ia ir no procon atras dos meus direitos agora que pararam de ligar ligarao15 vezes pra minha irma era um incomodo e tanto eu nu ca mais quero saber de tv por assinatura

Cidade - UF
Santo andre sao paulo
plinio costa
Colaborador

Meu pacote foi descontinuado e não foi dado alternativas. Solicitei explicação na ouvidoria porque o App não funciona e demoraram uma semana para ligar. Meu telefone tocou e logo depois recebi um e-mail dizendo que haviam fechado a minha solicitação. Reclamei novamente e bloqueram meu acesso ao Site. Lamentável!
Alô ANATEL!!!

Cidade - UF
Fortaleza CE