Operadora Veek suspende oficialmente operações

Empresa alega “desalinhamentos técnicos e operacionais” com a Surf Telecom. Clientes atuais serão geridos pela Geek Celular ainda nesta semana.

Chip da operadora de celular Veek
Foto: Reprodução/YouTube (Di Alves)

Por meio de comunicado enviado aos clientes por e-mail, nesta terça-feira (23), a operadora de telefonia móvel virtual (MVNO) Veek informou que não funciona mais em parceria com a Surf Telecom. Utilizando a rede da TIM, a Surf Telecom era responsável por prover a estrutura de operação da Veek.

De acordo com o comunicado, o fim da parceria entre Veek e Surf Telecom se deu por causa de “diversos desalinhamentos técnicos e operacionais iniciados por problemas de recargas”. Todos os cerca de 1.500 clientes ativos da Veek passarão a ser atendidos definitivamente pela Surf Telecom já a partir desta quinta-feira (25).


Caso não queiram fazer parte da Surf Telecom, os clientes podem solicitar a portabilidade numérica para outra operadora de sua preferência, e continuar com o número do chip. “Nesse caso, a portabilidade será de ‘EuTV’ (e não Veek) para a nova operadora”, esclarece a empresa.

No mesmo comunicado, a Veek diz que não morreu, e voltará a operar no mercado de telefonia móvel até o final do ano. “Já estamos com foco total nessa nova etapa. Tudo está sendo feito pensando na melhor experiência para o nosso usuário e, até o fim de 2019, estaremos prontos para voltar com uma nova parceria que tenha mais a nossa cara, o nosso jeito, com uma proposta melhor, simples e justa”, alfineta a operadora.

Até o momento da publicação desta matéria, as redes sociais da marca ainda não repercutiam o comunicado que os clientes receberam por e-mail. O último post da Veek no Facebook, Instagram e Twitter é de 21 de janeiro. O site da operadora, bem como o blog que mantinha na internet, não estão mais disponíveis.

VIU ISSO?
–>
Surf Telecom quer fechar 2019 com mais de 1 milhão de assinantes
–>
UNI Global Telecom inicia operações no Brasil em agosto
–>
Veek é descredenciada pela Surf Telecom; entenda o que muda

A versão da Surf Telecom

Nós entramos em contato com a Surf Telecom, que se disse surpresa com a emissão do comunicado por parte da Veek, feito antes da data prevista para encerramento oficial da parceria (25/07). O diretor financeiro da Surf Telecom, James Lynch, garantiu por telefone ao Minha Operadora que os planos da Veek serão mantidos, assim como o número do telefone de cada cliente.

O nome da nova operadora será Geek Celular. De acordo com a gestora de MVNOs, somente a administração passará a ser feita pela Surf Telecom, e que, a princípio, nada muda de forma negativa para o consumidor final.

De acordo com Lynch, um aplicativo de autoatendimento com a marca Geek Celular já está sendo desenvolvido e será lançado pela Surf Telecom nos próximos dias, além de outras melhorias que deverão ser implementadas em breve.

Questionado sobre o argumento da Veek de que o fim da parceria se deu por causa de “desalinhamentos técnicos e operacionais iniciados por problemas de recarga”, Lynch negou essa versão. Segundo o CFO da Surf Telecom, existe uma notícia crime contra a Veek na Polícia Federal contra falsidade ideológica e estelionato. “A gente bloqueou a API do aplicativo Veek por conta de uma fraude”, esclareceu.

Como começou a briga entre Veek e Surf Telecom?

Apesar de o posicionamento da Veek ter saído só agora, o Minha Operadora adiantou desde o mês de abril que a operadora virtual não fazia mais parte da rede gerida pela Surf Telecom.

A Surf Telecom é controladora de diversas outras marcas de telefonia móvel virtual, entre elas Maga+ (do Magazine Luiza), GospelCel (uma operadora evangélica) e os Correios Celular. Com a chegada desses novos parceiros, principalmente depois dos Correios, a Surf Telecom passou a permitir que recargas de celular fossem feitas em pontos físicos, o que contrariava o modelo de negócio adotado pela Veek, de ser uma operadora 100% digital.

Por causa dessa discordância de modelo de negócios, a Surf Telecom bloqueou a API de recargas da Veek, dificultando que clientes conseguissem efetuar recargas. Só era possível inserir créditos na Veek por transferência bancária ou depósito. A Veek também deixou de entregar novos chips desde o início do ano.

A Veek também entrou com recurso junto à Anatel para que a agência reguladora obrigasse a Surf Telecom a desbloquear o sistema de recargas dela e voltasse a atendê-la, mas o processo foi arquivado. Você pode ficar por dentro de todo o clima de tensão entre Veek e Surf Telecom aqui.

[ATUALIZAÇÃO – 24/07/2019 14H29]:

Após a repercussão desta matéria, publicada pelo Minha Operadora, os responsáveis pela Veek entraram em contato conosco prestando novos esclarecimentos sobre a suspensão da operação da empresa. Segue a explicação enviada:

“Gostaríamos de dizer que houve sim desentendimentos entre a Veek e a Surf Telecom e as duas empresas procuraram medidas que acharam mais convenientes (não estão arquivadas), no ambiente adequado para serem discutidas e expostas.

Houve por parte da Veek a vontade de fazer essa transição de outra forma, com maior antecedência e informações oficiais, pensando no melhor para o cliente, mas a Surf Telecom não quis participar da construção deste momento.

Nosso foco agora é seguir para uma nova parceria em telecom, continuar aprimorando o modelo, tendo sempre o cliente como centro de tudo. Pensando na sua experiência, na simplicidade e facilidade para controlar seu consumo, estimulando o gasto consciente em telefonia acima de tudo.

Estamos muito perto de anunciar a nova parceira, maior, mais robusta, com mais tecnologia. Isso vai nos permitir oferecer um produto totalmente e cada vez mais dentro do modelo digital.”

A diretora de Arte e Branding da Veek, Lígia Furlan, reforçou ao Minha Operadora, por telefone, que a empresa estará de volta ainda em 2019.

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

10
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
francisco leonidas vidal lima
Visitante
francisco leonidas vidal lima

eu tinha a veek no rio e no ceara , era uma boa operadora, bom pos atendimento

Paulera
Visitante
Paulera

Usei a operadora entre novembro e maio, valeu muito apena pela promoção da black friday, onde carreguei a linha com R$100,00 que foram convertidos em R$300,00 válidos por 6 meses. Para usuários com meu perfil de uso se fosse um plano permanente seria perfeito não fosse o sistema arcaico de recarga da empresa. Essa recarga promocional foi a única que fiz e já serviu de alerta para saber que a operadora não teria futuro, optei por fazer via boleto bancário e uma semana após o pagamento alegavam que o pagamento ainda não constava no sistema da empresa. Outro ponto negativo… Leia mais »

Vitor Mateus
Visitante
Vitor Mateus

É uma pena ler essa noticia, ja fui cliente Veek, Só sair da mesma, Pois não tinha como recarregar com cartao de credito! Acabei fazendo portabilidade, para TIM.

Bruno
Visitante
Bruno

Fiquei chateado, a veek deixou de ouvir seus clientes e fazia diferença entre clientes. Continuo na geek, mas agora em operadora virtual prefiro correios celular. Apesar que nos próximos 30 dias teremos a Cruzeiro Celular.
Minha operadora tradicional vivo e virtual os correios.
Apesar que creio que cruzeiro será primeira da virtual.

Jorge Silva
Visitante
Jorge Silva

Será que o dono da Surf Telecom está sendo investigado na Lava Jato também??

Bruno
Visitante
Bruno

Deveria

Alberto
Visitante
Alberto

Os da Veek, com certeza!kkk

Bruno
Visitante
Bruno

Minha operadora já estou usando geek RS e até fiz uma recarga

Tiago
Visitante
Tiago

Um lixo, 5a aí o resultado da bosta feita de qualquer jeito, fui cliente , era do problemas, atendimento péssimo, qualidade péssima, valor que sumia sem uso. Horrível! Tomara que não volte nunca mais esse lixo que só soube fazer bem o marketing.

Cidade - UF
Rio de janeiro RJ
Márcio
Visitante
Márcio

Fui cliente por mais de um ano e agora ainda estou com a Geek, discordo totalmente a sua afirmação, pois durante todo o período não tive problema algum com a gestão dos créditos ou com a operação, salvo contrário o problema com as recargas que deixaram de ser digital. Creio que o que aconteceu com a Veek foi mais uma vez o lobby das operadoras que estavam perdendo usuários para ela, pelo simples motivo de dar um atendimento digno e não ROUBAR o usuário como o fazem as demais tradicionais. Ansioso para a volta da Veek.

Cidade - UF
Barueri-SP