28/03/2024

Fibra será o principal meio de internet fixa no Brasil em 2020

Provedores regionais serão os grandes impulsionadores para essa “virada de mesa”.

De acordo com uma análise da consultoria Teleco em 2020 a internet por fibra ótica será dominante no Brasil, mantendo seu ritmo de ganho de mercado sobre o xDSL, que é usado principalmente pela Telefonica (46%) e Oi (44%).

A estimativa é que os acesso por fibra (FTTx), que representavam apenas 6,5% da quota de mercado em 2016, supere a marca de 30% em 2020, ultrapassando o xDSL e o cable modem.


Atualmente a tecnologia dominante no Brasil quando o assunto é internet fixa é o xDSL, responsável por 41,3% do mercado. Em segundo lugar aparece o cable modem, com 30,4%, e em terceiro lugar a fibra ótica, com 20%. 

“Nos últimos 2 anos a fibra acumulou adições líquidas de 3,9 milhões de acessos, enquanto os acessos de pares metálicos (xDSL) encolheram em 1,1 milhão”, destaca o estudo.

Essa grande virada de mesa em termos de tecnologia de acesso tem relação direta com a consolidação de provedores regionais que investem cada vez mais em fibra. Pequenos provedores de banda larga representaram 57% das conexões por  fibra em 2018.
Inclusive esses provedores também impulsionam o mercado como um todo. Conforme o Minha Operadora mostrou aqui o mercado de banda larga no Brasil registrou crescimento de 0,16% em fevereiro, graças aos provedores locais.

A forma como esses provedores locais são classificados como também mudou. Anteriormente era enquadrado nessa categoria as empresas que prestavam serviço para até 50 mil usuários, agora a classificação se dá pela fatia de mercado. Até 5% de quota é declarado como um provedor regional.

Entre os “tubarões”, a Oi é a que conta com o maior número de municípios coberto por fibra (2.235). Conforme expliquei neste artigo, o serviço por fibra, devido a diversos fatores, como a própria qualidade da tecnologia comparada ao xDSL, irá “salvar a imagem da Oi” nesse mercado de internet fixa, tão arranhado pela precariedade da tradicional Velox.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários