28/03/2024

Fibra irá salvar a imagem da Oi, e o ranking da Netflix comprova

Banda larga por fibra é a grande chance da Oi reverter o legado histórico negativo construído nos tempos de Velox por DSL.

Se você é cliente, já sentiu na pele, se é apenas um observador, com certeza, já ouviu ou leu relatos de pessoas reclamando da qualidade da internet fixa da Oi, do seu popular serviço Oi Velox, que surgiu apenas como Velox na época que ainda respondia sob a tutela da marca Telemar.

 
Com uma bagagem histórica de tantas reclamações, fica até difícil de acreditar que qualquer ranking possa posicionar o serviço como líder quando o assunto é a performance de rede. Mas, isso foi feito, pela Netflix, como noticiamos no Minha Operadora.
Antes de entrar na questão do ranking em si, é necessário que você que analise os dados levando em consideração os avanços marcados pela evolução tecnológica e investimento em infraestrutura.
 
Não dá pra eternamente estigmatizar a Oi como a piada da internet fixa nacional levando em conta apenas a bagagem história da Velox em tempos que o que reinava era a tecnologia DSL.
 
Com a transição para mudo da fibra ótica a perspectiva é outra, o serviço pode salvar a imagem da companhia. A própria Oi já sacou isso, tanto que nos próximos anos a expansão da fibra continuará sendo tratado como prioridade para a companhia em termos de investimento.
Podemos dizer que o panorama da internet fixa da Oi deu um primeiro passo em direção ao que temos hoje a partir de 2009, com o anúncio do Oi Velox Ultra, que na época era uma resposta ao Power GVT
 
Com o Oi Velox Ultra a companhia falou sobre uma ampliação em seu portfólio de planos, em termos de velocidade, indo dos 2 Mbps a 100 Mbps. Porém essa primeira jogada acabou sendo mais marketing do que uma aplicação real, o projeto meio que ficou mais no papel, era difícil saber onde o serviço estava realmente habilitado.
Atualmente planos com 100 Mbps – e até de 200 Mb/s, são uma realidade para a operadora. E é claro, o uso da fibra não é mais um chamariz marqueteiro. 

O legado negativo do serviço de internet fixa da Oi é ainda tão forte que após a Netflix  revelar os dados da edição mais recente do seu ranking de velocidade comentários nas redes sociais mostram que algumas pessoas trataram o assunto com um viés conspiratório.  


Alegam que se trata de uma tramoia entre ambas as corporações, já que a Oi passou a oferecer três meses de acesso à Netflix para os clientes fibra. Até que se prove contrário, isso é apenas um delírio.


VIU ISSO?

Comentando estritamente os fatos que o famoso ranking Netflix ISP revela em sua edição mais recente, a Oi aparece na liderança na análise de fevereiro, registrando a velocidade média de 3.89 Mbps.

 
Não é apenas a Oi que chama atenção no ranking, a segunda colocada, a Algar também merece uma menção, já que na edição de março de 2017 do Netflix ISP a posição das duas era decepcionante.

 
O ranking também escancara essa disparidade a diferença de performance entre DSL e fibra. A Oi com seu serviço por fibra lidera a competição, como comentamos acima, com velocidade média de 3.89 Mbps. Já a Oi Internet, ou Oi Velox, baseado em DSL aparece na 8ª posição, com média de 2.47 Mbps. Além disso, basta uma busca rápida no comparador de planos do Melhor Escolha para ver que os planos Oi Fibra são mais rápidos e mais baratos que os dos concorrentes.
 
A Oi continuará por um tempo sendo a chacota quando o assunto é internet fixa, mas muitas das críticas continuarão enraizadas em um contexto passado, deixando de lado o panorama atual que é completamente diferente. A fibra veio para “lavar a alma da Oi”.

26 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
26 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários