Fibra irá salvar a imagem da Oi, e o ranking da Netflix comprova

Banda larga por fibra é a grande chance da Oi reverter o legado histórico negativo construído nos tempos de Velox por DSL.


Se você é cliente, já sentiu na pele, se é apenas um observador, com certeza, já ouviu ou leu relatos de pessoas reclamando da qualidade da internet fixa da Oi, do seu popular serviço Oi Velox, que surgiu apenas como Velox na época que ainda respondia sob a tutela da marca Telemar.


Com uma bagagem histórica de tantas reclamações, fica até difícil de acreditar que qualquer ranking possa posicionar o serviço como líder quando o assunto é a performance de rede. Mas, isso foi feito, pela Netflix, como noticiamos no Minha Operadora.


Antes de entrar na questão do ranking em si, é necessário que você que analise os dados levando em consideração os avanços marcados pela evolução tecnológica e investimento em infraestrutura.

Não dá pra eternamente estigmatizar a Oi como a piada da internet fixa nacional levando em conta apenas a bagagem história da Velox em tempos que o que reinava era a tecnologia DSL.

Com a transição para mudo da fibra ótica a perspectiva é outra, o serviço pode salvar a imagem da companhia. A própria Oi já sacou isso, tanto que nos próximos anos a expansão da fibra continuará sendo tratado como prioridade para a companhia em termos de investimento.
Podemos dizer que o panorama da internet fixa da Oi deu um primeiro passo em direção ao que temos hoje a partir de 2009, com o anúncio do Oi Velox Ultra, que na época era uma resposta ao Power GVT

Com o Oi Velox Ultra a companhia falou sobre uma ampliação em seu portfólio de planos, em termos de velocidade, indo dos 2 Mbps a 100 Mbps. Porém essa primeira jogada acabou sendo mais marketing do que uma aplicação real, o projeto meio que ficou mais no papel, era difícil saber onde o serviço estava realmente habilitado.
Atualmente planos com 100 Mbps – e até de 200 Mb/s, são uma realidade para a operadora. E é claro, o uso da fibra não é mais um chamariz marqueteiro. 

O legado negativo do serviço de internet fixa da Oi é ainda tão forte que após a Netflix  revelar os dados da edição mais recente do seu ranking de velocidade comentários nas redes sociais mostram que algumas pessoas trataram o assunto com um viés conspiratório.  


Alegam que se trata de uma tramoia entre ambas as corporações, já que a Oi passou a oferecer três meses de acesso à Netflix para os clientes fibra. Até que se prove contrário, isso é apenas um delírio.


VIU ISSO?

Comentando estritamente os fatos que o famoso ranking Netflix ISP revela em sua edição mais recente, a Oi aparece na liderança na análise de fevereiro, registrando a velocidade média de 3.89 Mbps.


Não é apenas a Oi que chama atenção no ranking, a segunda colocada, a Algar também merece uma menção, já que na edição de março de 2017 do Netflix ISP a posição das duas era decepcionante.


O ranking também escancara essa disparidade a diferença de performance entre DSL e fibra. A Oi com seu serviço por fibra lidera a competição, como comentamos acima, com velocidade média de 3.89 Mbps. Já a Oi Internet, ou Oi Velox, baseado em DSL aparece na 8ª posição, com média de 2.47 Mbps.

A Oi continuará por um tempo sendo a chacota quando o assunto é internet fixa, mas muitas das críticas continuarão enraizadas em um contexto passado, deixando de lado o panorama atual que é completamente diferente. A fibra veio para “lavar a alma da Oi”.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

25
Deixe um comentário

avatar
17 Número de Comentários
8 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
2 Autores de comentários
Fábio NixalMAGNON MORAES DA SILVALeonardoJeffersonMessias Mendes Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
George Orge
Visitante

Infelizmente esse investimento da Oi chegou com quase 10 anos de atraso. Hoje são os pequenos provedores que tomaram o mercado que seria da Oi. É incluo a Vivo tb nisso… Vai ter que fazer oferta agressiva para voltar a agradar assim como foi na estreia da Oi no celular com a oferta dos 31 anos de ligações ilimitadas para Oi.

Rogério Pires
Visitante

Concordo plenamente.

Unknown
Visitante

Esta vai ser a estratégia, planos competitivos e fidelização. A Oi tem nowhow em fibra, só faltava torná-lo acessivel ao seus clientes.

ILS
Visitante

sou cliente da oi desde a epoca da telebahia, depois telemar e agora oi, isso mais de 25 anos atrás, ja tive velox de 2 / 5 / 10 e tenho 15mb a mais de 8 anos, agora estou na espectativa de oi fibra aqui onde moro em salvador, até o momento nada, moro na periféria, nem VDSL com 25/35 tem aqui ainda =(, meus 15mb nunca cai e é extramamente raro eu ter problemas com ela.

Junior
Visitante

Só aí então pq aqui em Cajazeiras a Oi e um lixo

Fábio Nixal
Visitante
Fábio Nixal

Chegou aqui em Águas Claras, já solicitei para instalar na sexta.

natan ravel
Visitante

Vai ter que competir com a grande e muito bem aportada$ América Movil, que não trabalha com ftth mas com docsis e atende muito bem. Vai competir com o “time interno da oi” visto que os técnicos que serão o calcanhar de Aquiles do Ftth, terão que competir com a TIM Live que tá agressiva e o pior , onde hoje a oi tem protagonismo(nos interiores) a coisa tá tão feia pra ela que vai chegar muito atrasada, os provedores locais já tem ftth, acho que a oi vai se dar mal nessa corrida em que ela já está largando… Leia mais »

G
Visitante

A cobertura da fibra da Oi é uma vantagem que as outras não têm, a rede de fibra dela é uma das maiores do mundo e a maior do Brasil. Ela consegue chegar em uma cidade investindo pouco pois do precisa ativar o uso da fibra que já está aterrada. Na verdade, a fibra é a unica coisa da qual a Oi pode se orgulhar.

Wildigler Oliveira
Visitante

Não subestime a Oi…a infraestrutura dela é a maior do Brasil. Apesar de está atrasada na implantação de fibra, ela sempre largará na frente das demais devido a sua infraestrutura. Além disso, o nicho dos pequenos provedores é pequeno e para expandir sempre precisarão da Oi. Tem lugares no Brasil que só a Oi chega. Por fim, a Oi tem uma capacidade enorme de reverter situações difíceis, o maior exemplo é a da recuperação judicial que ocorreu de maneira jamais vista no país.

Everton Bertino
Visitante

Oi Fibra é show de bola!!! Muita diferença do Velox. Heheheh

José Afonso
Visitante

Não acredito. Faltam recursos. Sera que vai vender o móvel para investir em fibra?

Unknown
Visitante

Larguei a internet fixa da Oi há dois anos, eu precisava reiniciar o modem todo dia pra manter a estabilidade da internet e olha que os parâmetros de sinal eram excelentes com a central pertinho da minha casa, imagina se não fosse,hoje com a Fibra de uma empresinha local não tenho esse problema,fibra é outro nível, mas eu observo muito as campanhas da Oi e gostei do plano de fibra da Oi de 99 pratas por 100 megas de internet com telefone incluso, no dia que ela instalar fibra no meu bairro eu volto para os braços da Oi, mas… Leia mais »

Sinho Player
Visitante

É assim que a Oi se empolga e vende a dua parte móvel para investir em fibra, é triste

Unknown
Visitante

Eu moro no RJ minha internet é de 1mb dizem que não posso aumenta, fica ruim 2x vez por mês reclama pra porra pago 40 e pouco nessa bosta,fibra qui não existe quando diz fibra RJ é só zona sul milhonarios.

Rogério Pires
Visitante

Fui cliente da Algar Telecom com VDSL, a velocidade não era ruim (40M), mas muito instável e vivia tendo que resetar o modem, conclusão, mudei para a NET (120M) e estou extremamente satisfeito. No escritório onde trabalho foi instalado recentemente Algar Fibra (100M), constatei que é outra coisa (quase outra empresa), imagino que no caso do produto Oi Fibra deva ser a mesma coisa! Acredito que o diferencial é mesmo a questão da Fibra Óptica… portando, se uma empresa local, por menor que seja, entregar a conexão na fibra meus amigos, podem assinar sem medo… é outra coisa!!!

Bruno Aguiar
Visitante

Mudei do Net Virtua 240 Megas para 200 Megas do Oi Fibra e me surpreendi. Ping chega bater 1ms. Mas só aceitei mudar quando confirmei que era FTTH, a fibra chegando direto no modem é top.

Metajuha
Visitante

Nos anos 90 tínhamos 1 mega de internet. De lá pra cá só investiram no aumento de mais 1 mega. E hoje 30 Março 2019 ainda estamos com 2 megas no Bairro Progresso em Blumenau. Será que um milagre vai vir agora? Vamos ter 200 megas e fibra ótica?

Gilson Araujo
Visitante

Sou cliente oi fibra a internet e show de bola não tenho o que reclamar.

Marcelo
Visitante

Aqui em Magé ñ aguento mais três em três dias a internet falta. Os roubo de cabo continua a oi ñ faz nada so colocar outro cabo ai ficar um dia funcionando e depois outro furto.

ivone bueno
Visitante

Bom dia, aqui em Aparecida de Goiânia Goiás ainda nao a OI fibra

Marcs//
Visitante

O upload do Oi fibra é ridículo!

Leonardo
Visitante

Concordo, enquanto a concorrência entrega pelo menos 50% de upload a oi não chega a 20%, a oi ainda não se tocou que internet não é só download, que upload conta muito, e queira sim queira não a galera gamer puxa esse mercado, enquanto não mudar a postura dificilmente irá bater de frente com a TIM Live e Vivo Fibra.

Messias Mendes
Visitante

Sou cliente oi Velox dsl 15 mega a 1 ano e tambem nao tenho do que reclamar, até agora nunca tive um problema se quer e nao precisei ligar na central, realmente a oi esta de parabens pelos serviços prestados e certamente continuara sendo a maior do BRASIL! #EstamoscomVOCE-OI

Jefferson
Visitante

Enquanto vcs bajular uma companhia que suga a União, sempre ser as um subalterno pra oi, querem só ficar ricos a nossas custas. O problema do brasileiro e que ele nunca dar valor ao que é seu ou produzido ali do lado dele, por isso que la fora as coisas funcionam, pois sempre buscam o dali pertinho e não dos grandes que só querem mais e mais riquezas do Brasil.E triste ver esses relatos, oi fibra, se vc acha que isso vai durar, ta difícil.Desde quando era Telemar, quando mesmo a oi foi pelo menos satisfatória? E olhe que era… Leia mais »

MAGNON MORAES DA SILVA
Visitante
MAGNON MORAES DA SILVA

Jefferson falou tudo.