quarta-feira, 10 de abril de 2019

60% dos consumidores brasileiros estão com plano de celular errado

A maioria dos brasileiros não consome todo o plano de telefonia contratado, essa é a avaliação da Proteste, entidade de defesa do consumidor.


Segundo um estudo realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor, com base no seu aplicativo Meu Plano, que monitora as tarifas das operadoras - confira mais informações sobre ele aqui, 60% dos brasileiros não consomem todo o plano de telefonia contratado, ou seja, contratam um plano com pacotes de dados de internet maiores do que o que precisam, por exemplo, e, por isso, acabam gastando bem mais.

A análise foi feita com base em 96 planos, incluindo pré-pagos, pós-pago e controle das principais operadoras nacionais para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo.


A Proteste dividiu os planos, de acordo com o perfil dos consumidores. As categorias são as seguintes:

- Pouco Conectado: usa o celular para realizar ligações convencionais, usa pouco a internet móvel e aplicativos de mensagens;

- Conectado: o serviço que mais usa é justamente o pacote de dados, prefere falar pelos aplicativos de mensagens e só usa os minutos de ligação se precisar para conversas mais longas;

- Muito Conectado: não vive sem internet, usa aplicativos de mensagens para se comunicar, é heavy user de redes sociais e, se puder, não usa o celular para fazer ligações;

- Super Conectado: também está na web o tempo todo e não se importa em gastar com conta de celular desde que o pacote de dados permita, inclusive, usar a conexão do celular como banda larga móvel. Este perfil é identificado somente na modalidade de plano pós-pago.


Confira abaixo as tabelas que o Minha Operadora produziu, com base nos dados revelados pela Proteste.








Com base nos números, a Proteste diz que o pré-pago no Rio de Janeiro e São Paulo estão praticamente equiparados, pois não foram encontradas diferenças expressivas de tarifas.

VIU ISSO?


Vários pacotes oferecem um benefício além da quantidade de dados e de minutos de voz, como, por exemplo, o pacote mais em conta para o perfil Pouco Conectado, da Oi, inclui 100 minutos para qualquer operadora e uso do WhatsApp ilimitado.

"Por isso, é muito importante analisar os serviços inclusos em cada pacote antes da decisão final: pode valer a pena contratar um pacote com menos dados, mas que ofereça acesso a sites e aplicativos gratuitamente por todo o mês. Além disso, dependendo das necessidades do cliente, o pré-pago pode compensar se o mesmo valor fixo mensal for mais bem utilizado em forma de créditos", acrescenta a Proteste.


14 comentários:

  1. Bem provável. Hoje com o vivo Easy sei exatamente oq gato por mês, sem sobras de dados e minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem do vivo easy eh exatamente isso. Sem ter compromisso mensal podendo usar quando quiser as diárias que as mesmas não possui validade. Mesma coisa os dados. Se usa dados apenas para algum aplicativo específico pode pegar sem descontar da franquia ou comprar um bom pacote de dados e utilizar por 2 anos.

      Excluir
    2. Exatamente! Com o uso do wi-fi e das diárias do vivo easy, meu consumo é baixíssimo. Não custa lembrar q meu código é EURIPEDES1 para quem quiser ganhar 2 GB sem data de validade rs

      Excluir
  2. E a avaliação da operadora correios celular ??????

    ResponderExcluir
  3. Perfeito raciocínio ,eu não assisto séries da Netflix e YouTube até porque na minha casa tem wi-fi fiz um plano da Oi pré pago tenho WhatsApp de graça ligação ilimitada 4giga de internet,600 torpedos ,plano perfeito por $20,00 mês só paga caro quem quer , planos de celular não é comida ,as pessoas tem que ter limites não ser escravos da vaidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo você falou tudo a melhor postagem que li até hoje 👏👏👏

      Excluir
    2. Concordo. E faço das suas as minhas palavras tb. Tem planos muito bons e tb pré pago bem em conta e que a pessoa terá todos os serviços num preço bem a baixo.

      Excluir
    3. Ainda tenho alguns amigos que tem "pavor" de dizer q tem um pré pago. Respondo q eles pagam mais para eu pagar menos. Vai entender

      Excluir
    4. Falou tudo @marceloalves tem nego que paga +R$ 100 em plano de celular. Sendo que tem muitas opções ainda mais atrativas a preços baixíssimos como por exemplo o Oi Pré-pago.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de pesquisa, "fria" levando-se em conta somente os valores dos planos, sejam pré, controle ou pós é válida, obviamente, mas não reflete completamente a realidade, visto que, o mercado brasileiro não se resume ao eixo RJ x SP e a pesquisa não leva em consideração a qualidade dos serviços prestados, que é outra variável que muda muito, de cidade pra cidade. Tem gente que defende a operadora "A", "B", "C", "D" como se fosse times de futebol; o que funciona bem para fulano, pode não funcionar bem na cidade do ciclano, e este tipo de pesquisa não tem como mensurar isso. Não precisa ser nenhum especialista para ver que, de modo geral, a Oi tem os planos mais econômicos do mercado, seja no pré, controle ou pós; a Vivo os mais caros sendo a Claro e a Tim os intermediários. Pessoalmente, não escolho minha operadora baseado somente no preço dos planos e não tenho 2, 3, 4 chips diferentes para aproveitar o melhor te todas, tendo sim, obter o melhor custo benefícios, o melhor dos "2 mundos" (preço + cobertura + qualidade sinal + internet + etc). E se minha operadora atual não está me atendendo bem, a portabilidade numérica está aí para nos ajudar!

    ResponderExcluir
  6. Correios celular. A carta chega primeiro que internet.

    ResponderExcluir
  7. Não existe operadora completa. Cada uma tem suas necessidades pra cada usuário.

    ResponderExcluir
  8. Oi tem melhores planos para qualquer usuário. Só se na sua área ela não for boa, aí terá que pagar mais em outra operadora.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.