Robô da Toyota é controlado remotamente via 5G

Baixa latência oferecida pelo 5G foi determinante para que o robô fosse controlado a 10 Km de distância.



As empresas NTT DoCoMo e Toyota Motor anunciaram um teste
bem sucedido do sistema de controle remoto do robô humanoide T-HR3 por meio
de uma rede móvel de quinta geração (5G). Graças aos avanços oferecidos pelo 5G
foi possível controlar o robô a uma distância de cerca de 10 Km.

O TH-3 é um robô lançado no ano passado capaz de repetir exatamente os movimentos de um operador humano que fica posicionado em uma plataforma Master Maneuvering System (MMS). Esse sistema é composto por  16 servomotores na cadeira e sensores que registram movimentos manuais da mão, bem como 29 servomotores em conexões móveis ao T-HR3 para os quais todos esses sinais são transmitidos.




Além da alta velocidade para navegação e download de arquivos o 5G também é uma revolução em termos de latência. É nesse quesito que o teste da Toyota e da NTT DoCoMo enfatiza. Graças a baixa latência foi possível controlar o robô a 10 Km de distância.

A Toyota cita a assistência médica como um dos setores em que esse robô poderá ser útil, porém ainda é preciso melhorar sua mobilidade para torna-lo mais eficiente.
No dia 6 de dezembro a Toyota irá realizar uma nova demonstração do robô na sede da NTT DoCoMo.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
NAVICAM Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
NAVICAM
Visitante

Acredito que as fabricantes e operadoras tem demorado tanto para chegar em um consenso, pois estão todos tão atônitos com as possibilidades do 5G que há uma comoção e frenesí geral. Uma ansiedade em ser este ou aquele o primeiro a ter uma rede 5g funcional. Uma afobação geral do mercado. Meu sentimento é de que todos estão trabalhando em frentes próprias de trabalho para lançarem a sua própria rede ou seu próprio sistema, esquecendo-se de que no futuro tudo isto terá de ser integrado e conectado. Acredito que o melhor seria que todos trabalhassem rumo à um mesmo objetivo,… Leia mais »