18/04/2024

Vivo e Claro seguem liderando em três indicadores no 3º trimestre

TIM lidera em dois indicadores e operadoras competitivas surpreendem em banda larga.


Vivo, Claro e TIM seguem sendo as líderes em determinados indicadores no terceiro trimestre de 2018. 


Nos três primeiros trimestres deste ano, o quadro não apresentou nenhuma modificação. Assim, a Vivo e a Claro lideram em três indicadores e a TIM em dois. 


A consultoria especializada em telecomunicações Teleco iniciou no 1º trimestre de 2011 o acompanhamento do desempenho dos Grupos de Telecom no Brasil através de indicadores selecionados. 

Esses indicadores são Receita, Crescimento de Receita, Móvel, Fixo, Acessos de Banda Larga Fixa, Acessos de TV por Assinatura, Telefone Fixo e Rentabilidade. 

Veja no quadro abaixo as operadoras que lideram em cada indicador.


Receita


A Vivo liderou em receita líquida com R$ 10,8 bilhões no terceiro trimestre de 2018, seguida pela Claro.

Quando separada a receita por serviço, a Vivo é a líder em receita no móvel (R$ 6,7 bilhões) e a Claro em serviços fixos (R$ 5,7 bilhões).


Crescimento de Receita


A TIM liderou em crescimento de receita líquida (4,4%) de julho a setembro. Já a Nextel apresentou a maior perda (-13,4%).


Móvel


A Vivo, líder em market share de celular no Brasil, perdeu market share de julho a setembro. 

A Claro (25,2%) continua na segunda colocação em market share e continua ampliando sua vantagem em relação à TIM. A Vivo lidera também em receita líquida no móvel.

Fixo


A Claro é a líder em market share de serviços fixos com um total de 28,8 milhões de acessos de julho a setembro.

A Claro liderou também em receita líquida de serviços fixos (R$ 5,7 bilhões) no terceiro trimestre. As três maiores operadoras apresentaram crescimento negativo na comparação com o mesmo período do ano passado.


Market Share de Banda Larga Fixa


A Claro manteve a liderança em market share de banda larga fixa no terceiro trimestre com 9,3 milhões de acessos

O destaque ficou, no entanto, com as operadoras menores (competitivas), que passaram a Vivo nesse trimestre.

No último levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a SKY e a Oi perderam clientes em banda larga, enquanto que as demais operadoras ganharam. 


O TIM Live foi o destaque por ter tido um aumento expressivo em sua base de assinantes. 

Market Share de TV por Assinatura


A Claro continuou na liderança da TV por assinatura, com 8,8 milhões de assinantes, e recuperou market share no trimestre.


Market Share de Telefones Fixos


A Vivo manteve a liderança em market share de telefonia fixa, apesar de ter apresentado adições líquidas negativas no trimestre (-17 mil). 

A Oi é a operadora que apresentou as maiores perdas (-184 mil).


Rentabilidade


A TIM, que disputa com a Vivo a liderança em margem EBITDA, continuou a crescer com 38,9% no terceiro trimestre, seguida pela Vivo (34,6%).

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários