21/04/2024

Aprenda a identificar SMS enviados por golpistas

Com o aumento do contato entre cliente e banco pelo celular, muitos criminosos se aproveitam para aplicar golpes; veja como identificar SMS fraudulentos.


Os bancos têm se comunicado cada vez mais com seus clientes por meio do celular, principalmente os bancos virtuais, que não possuem sede física. Essa comunicação agiliza e facilita a vida de muitas pessoas, mas oferece um risco maior aos usuários.


Muitos golpistas têm se aproveitado dessa tendência e enviado mensagens falsas se passando pelos bancos.


O especialista em informática Richard Thomas, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em entrevista ao G1, mostrou o quão convincentes essas mensagens podem ser e ensina como detectar esse tipo de golpe.

1. Pedido para clicar em um link

As mensagens enviadas por criminosos geralmente incluem um link e incentivam o usuário a clicar nele. Não responda e nem clique no endereço enviado. 

Mensagens fraudulentas também podem solicitar que você baixe um arquivo ou um software. Não o faça!

2. Número de telefone para ligar

Em muitas dessas mensagens também aparece um número de telefone para o usuário entrar em contato. 

O conselho de Thomas é para não ligar para esse número. “Se você quiser entrar em contato com seu banco, verifique o número de telefone no verso do cartão bancário ou no site da entidade.”


LEIA TAMBÉM:


3. O número aparece numa pesquisa de internet

Para confirmar se o número de contato que aparece na mensagem é golpe ou não, faça uma busca na internet pelo número. 

Geralmente, o número aparece nos sites onde esse tipo de golpe é denunciado.

4. Pedido de senha e outras informações

Você nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais por meio de uma mensagem de texto. Um banco nunca entraria em contato com você para pedir sua senha.

5. Mensagens que chegam “do nada”

A mensagens fraudulentas geralmente chegam ‘do nada’. Ou seja, são enviadas sem que o cliente tenha feito algum tipo de solicitação. 

Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou “os termos e condições do serviço” ou que você precisa “confirmar seus dados”.

Se você suspeitar de fraude, é recomendável bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos golpistas. 

Outro conselho é não dar seu número nas redes sociais e não responder as mensagens com ‘pare’ ou palavras parecidas para interromper o envio. 

Quando o usuário faz isso, ele está apenas informando aos criminosos que aquela linha de telefone está ativa. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários