domingo, 24 de junho de 2018

Operadoras podem ter que mudar forma de cadastrar clientes pré-pago

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Conforme observou a Anatel, documentos de usuários pré no Brasil não têm sido checados adequadamente.

Assim como os planos de ação envolvendo medidas de qualidade para melhorar a oferta de SVA (Serviços de Valor Adicionado) no pré-pago, as operadoras de telefonia talvez tenham que se unir para estabelecer um novo processo de cadastro também para os clientes pré-pago.

Conforme publicou o Mobile Time, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) percebeu, durante uma fiscalização, que as empresas não cumprem as regras como deveriam ao conferir a documentação do consumidor que apenas quer comprar um chip pré. 



Informações como nome completo, endereço, além da checagem do documento de identidade ou o CPF deveriam ser obrigatórias para a abertura de qualquer linha, mas, segundo o gerente de controle de qualidade da agência, Gustavo Santana Borges, pelo menos 1% da base apresenta erros graves de cadastro.

Ele afirma que o processo de cadastramento é falho porque falta justamente uma conferência por parte das operadoras, que já foram avisadas sobre a situação.

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Ainda segundo o portal, a Anatel também teria instaurado processos administrativos que podem acabar em multas para as operadoras. Essas multas, no entanto, podem ser reduzidas depois da entrega de um plano de ação que possa resolver o problema, e que já vem sendo trabalhado por cada operadora, em conjunto com o SindiTelebrasil.

De acordo com Borges, exigir a presença física do consumidor em uma loja, por exemplo, poderia proteger o cadastro como a Anatel quer, mas engessaria a massificação do acesso aos planos mais simples das operadoras. Por outro lado, soluções mais modernas, como os aplicativos de bancos fazem ao pedir fotos de documentação on-line via cadastro, podem ser uma saída.

Apesar da base vir caindo com o tempo, já que clientes deixaram de ter chips de várias operadoras ao mesmo tempo, além de estarem migrando para planos controle, hoje há pelo menos 144 milhões de linhas pré-pagas no Brasil, o que faz com que qualquer mudança também precise ser bem comunicada aos usuários.


10 comentários:

  1. Será que com isso vai diminuir as ligações dos presídios?

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  2. Será que diminuirá o uso de celulares por presos

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  3. Aprovaria se o cadastro de um chip pre pudesse ser feito pelo próprio aplicativo da operadora. Faz o procedimento de ativação como eh hj mas depois completaria o cadastro pelo app. Tem muita gnt utilizando dados de terceiros pra ativar linhas pré

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  4. E outra, plano pre pago só irá acabar quando se tornar menos vantajoso que o controle e pós pois hoje o pré pago eh muito mais vantagem que o controle. Paga-se menos por um serviço que eh o mesmo ofertado pelo controle só que mais caro e com contrato.

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  5. Eu discordo.linhas pré pagas não eh bom pra quem precisa. Pois o usuário pra pago quando menos espera fica sem créditos e acaba tendo a terrível ideia de ter q ir fazer recargas.só serve pra quem pouco usa o celular. Controle eh bom pra qu usa 50% o celular. E o pós pago pra quem depende 100% do celular. Entre tudo isso eu prefiro o pós pago. Ligo infinitamente e sem me preocupar em ficar sem créditos diante do dia a dia

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    1. Não se você recarregar o valor total do pré no mês tudo de uma só vez. voce só precisa renovar no dia certo, na vivo por exemplo eu tenho 9GB com ligações ilimitadas+160 min/outras por 60 reais.

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    2. Ow loko, que plano é esseda VIVO?

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    3. Vivo turbo 14,99/sem basta ter saldo que renova automaticamente

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  6. Sem dúvidas se colocar na ponta do lápis os benefícios do pos, controle e pre, o pré é muito mais vantajoso por menos

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