13/03/2024

Operadoras começam a corrigir fiação em postes de SP

Empresas têm até o dia 15 de julho para limpar cerca de 2.100 postes.


As operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo começaram a limpar a bagunça nos postes elétricos compartilhados da Eletropaulo. As empresas devem limpar cerca de 2.100 postes em 90 dias.


As prestadoras ficaram responsáveis pela limpeza dos postes após uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada em abril.


A medida visa à regularização da fixação de cabos e equipamentos de telecomunicações em conformidade com as normas técnicas em vigor.


O objetivo é garantir a segurança mecânica e elétrica das instalações. 

Foi um longo caminho para resolver o conflito entre as concessionárias de energia e as teles. A Eletropaulo chegou a ameaçar cortar os cabos de telecomunicações que não estavam identificados em seus postes. 

No entanto, Anatel determinou junto com a Aneel que as quatro grandes operadoras teriam 90 dias para limpar 2.100 postes da Eletropaulo.


O prazo de 90 dias começou a ser contabilizado a partir do dia 15 de abril. Ou seja, o prazo expira no dia 15 de julho.

Os resultados devem começar a aparecer agora no segundo semestre do ano em algumas ruas da grande São Paulo. 

Há a possibilidade de que o prazo final seja estendido devido a dificuldades de acesso em algumas ruas.

Ao final do prazo, se ainda houver cabos não identificados ocupando esses 2.100 postes, eles correm o risco de serem cortados, pois a regulação conjunta da Anatel e Aneel permite que medidas extremas sejam adotadas. 

Atualmente, a limpeza dos postes está ocorrendo em ruas dos bairros de Vila Olímpia, Lapa, Liberdade e dos municípios de Barueri e Osasco.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários