20/04/2024

Criminosos enviam link falso de postos com gasolina pelo WhatsApp

Mais de 60 mil usuários já foram vítimas da fraude.


Os cibercriminosos têm se aproveitado dos acontecimentos do país para enganar e aplicar golpes nos usuários do WhatsApp. Diante da greve dos caminhoneiros, eles têm usado como isca link que supostamente mostrariam postos de gasolina com combustível disponível.


No entanto, ao clicar no link malicioso, as vítimas são encaminhadas a páginas de serviços pagos e apps de origem duvidosa.


De acordo com informações da Kaspersky Lab, cerca de 60 mil usuários já foram vítimas da fraude.

A mensagem enviada pelo WhatsApp diz: “Aqui está a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira.”

Em seguida, aparece um link encurtado que, em teoria, levaria à lista com os postos que ainda possuem gasolina no país. 


LEIA TAMBÉM:


Ao acessar o endereço, os criminosos pedem que a vítima informe a cidade e o estado em que se encontra, para que se possa acessar o conteúdo. No entanto, a lista de postos não é exibida. 

Depois de compartilhar o mesmo link com a lista de contatos, ele também a redireciona para outros portais que oferecem serviços premium, páginas repletas de propaganda ou até mesmo para aplicativos de origem duvidosa, que podem danificar o aparelho.






De acordo com a Kaspersky Lab, os criminosos estão lucrando, principalmente, com as milhares de visualizações nas páginas cheias de publicidade e com a instalação dos aplicativos maliciosos sugeridos pela página.

Nas vésperas do Dia das Mães, um golpe usava a marca Boticário para promover um link que, teoricamente, era para o usuário concorrer a um kit de produtos. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários