25/04/2024

Países americanos querem acabar com roaming internacional

A meta é que a tarifa seja extinta até 2022, principalmente em regiões que fazem fronteira.



O fim do roaming internacional passou a ser discutido por 19 países das américas, entre eles, o Brasil. Os líderes assinaram carta de intenção para estrutura ações políticas que visam à inclusão digital. 


A chamada Carta de Buenos Aires, foi mediada e assinada em assembleia da Citel, braço da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as telecomunicações, na última semana. 


A meta é que a tarifa seja banida até 2022, principalmente entre regiões que fazem fronteira. 

Os países envolvidos se comprometeram a “encorajar medidas para promover maior transparência, acessibilidade e eliminação dos custos para o usuário final de serviços de roaming, com foco especialmente nas realidades e necessidades das áreas de fronteira”, diz o documento.
Além do Brasil, assinaram o documento Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Medida semelhante já foi tomada pela União Europeia, que acabou com as tarifas de roaming para quem viaja entre os países com o tratado de Schengen.

Em reunião em maio, cada país irá apresentar uma proposta para eliminar as tarifas. A Anatel também já começou a se aprofundar sobre o tema. 

No entanto, a medida dependerá da aceitação das operadoras, lembrando que algumas ainda cobram roaming nacional, entre estados. 

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários