Falha em 4G onde hackers roubam seu número de celular é descoberta

“Telefonista Fantasma” entra em ação ao invadir suas senhas, contas e dados, e até faz ligações e manda mensagens; falha vem da troca entre redes móveis.




Nesta semana, uma empresa chinesa chamada “360 Technology” anunciou um problema gravíssimo relacionado à invasão de hackers em celulares de inúmeros clientes. Durante uma conferência nos Estados Unidos, pesquisadores explicam quando perceberam que as redes móveis dos aparelhos permitiam uma brecha para que hackers fizessem ligações ou enviassem mensagens em nome do usuário, além de invadirem senhas, e-mails, contas bancárias e outros dados de identidade.

Telefonista Fantasma” foi o nome dado aos hackers que cometiam essa ação, vinda de uma falha na troca do 4G do celular para o 2G, por exemplo, o que acontece frequentemente quando o sinal de conexão está baixo.

Segundo o pesquisador Lin Huang, para garantir que a pessoa esteja usando o próprio número de telefone, os celulares enviam códigos de autenticação assim que se conectam à uma rede sem fio. Porém, justamente para fazer com que a conexão fique estável nessa troca de redes, essa etapa de autenticação não acontece.

Se o seu celular já foi invadido por esse tipo de falha, é difícil saber. Os clientes podem só ter começado a descobrir a falha porque mensagens e chamadas poderiam estar sendo feitas, mesmo quando o telefone não estava sendo utilizado. Ao acessar os celulares, portanto, os hackers têm acesso ao número da pessoa e, ao ativá-lo em outro aparelho, conseguem ter acesso a todo o resto.

E se você está se perguntando se alguém vai fazer algo para evitar com que isso aconteça, parece que sim. A própria empresa chinesa passou informações às organizações de redes móveis para corrigirem o problema – algumas, inclusive, já aprimoraram o processo de autenticação. E, claro, para que prestem mais atenção nesse tipo de falha e possível risco aos clientes.

LEIA TAMBÉM:


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários